sexta-feira, 30 de maio de 2014

#HelpingMoms _ Rastreio Pré-Natal #Harmony



Na passada quinta-feira fui até à igreja da Lapa ver a apresentação do novo produto da Criobaby, rasterio pré-natal, Harmony Prenatal Test. Este teste consiste numa análise não invasiva que deteta as trissomias fetais mais comuns a partir das 10 semanas de gravidez. Baseia-se na análise de ADN fetal presente no sangue materno. 



No 1º trimestre o que está preconizado é a realização do rastreio combinado, que deve acontecer entre a 11ª e a 13ª semana + 6 dias da data da última menstruação, com um exame ecográfico e um teste sanguíneo. O resultado obtido neste exame vai nos dizer o grau de risco (probabilidade) para a existência no feto da Trissomia 21 (Síndrome de Down), Trissomia 18 (Síndrome de Edwards) e Trissomia 13 (Síndrome de Patau), conforme o risco pode ser sugerido a realização de amniocentese.
A amniocentese consiste na obtenção de uma amostra de líquido amniótico, através de uma punção na parede abdominal da mãe guiada por uma ecografia para que o especialista possa dirigir a agulha com precisão, sem risco de lesionar o feto ou a placenta. Este exame é normalmente efetuado sob a prévia administração de anestesia local. O líquido amniótico contém células do bebé, as quais permitirão, após algum tempo de cultura, o estudo dos cromossomas.

Através deste novo método podemos obter resultados mais especificos sem o recurso a técnicas invasivas com resultados mais rápidos.... Através da colheita de sangue materno conseguimos detectar todos os casos de Trissomia 21, Trissomia 13, Trissomia 18, Monossomia e Triploidia do cromossoma X, utilizando ADN livre fetal presente no sangue materno. Os resultados garantem 100% de especificidade e sensibilidade, não se obtendo falsos negativos nem falsos positivos.... O que para mim parece ser um avanço fantástico, tendo em consideração os receios, medos e ansiedade que as mamãs vivem quando existem resultados ambíguos nos testes convencionais.

Assim as vantagens que este novo teste trouxe são: 

- Maior fiabilidade

  • Sensibilidade superiror a 99% no rastreio de trissomia 21 (Síndrome de Down).

- Não invasivo

  • Sem riscos de aborto espontâneo ou infeção intrauterina.
  • O teste realiza-se com uma simples análise ao sangue, sem riscos para a mãe ou para o bebé.

- Deteção precoce

  • Este exame pode realizar-se a partir da 10ª semana de gestação (1º trimestre).
  • Podem descobrir o sexo do bebé.



No entanto, nem tudo é perfeito este teste ainda tem um preço elevado, custa 495 € (a verdade é que já custou muito mais, cerca de 700 €), o que para os comuns mortais no país das contenções ainda é significarivo. Espero sinceramente que o valor diminua mais porque sem dúvida é uma inovação que deveria estar disponivel para todos.

Deixo um video acerca do Harmony Test..... 


Agradeço o convite para descobrir mais acerca das novidades do mercado capazes de ajudar verdadeiramente os futuros papás!.... 
Parabéns à Criobaby !!! ** 

**MiMi**

quarta-feira, 28 de maio de 2014

#AniVersário do #LittleSebastian

Desaparecida mas não esquecida....  atarefada e não só :)


Por estes dias andamos às voltas com o #Aniversário #Batizado do Little (Big) Sebastian, a ideia é fazer algo bem familiar!!! Datas especiais devem ser festejadas com alegria e amor.... O #LittleSebastian nasceu no dia de São Pedro numa noite de calor, a intenção é um ano depois reviver o momento, celebrando o aniversário e batizado do nosso "badoxas" mais fofo!!

Existem inúmeras empresas que conseguem através da decoração tornar os momentos mais especiais e mágicos e foi exactamente isso que nós procuramos.... Deixo algumas sugestões.

Lima Limão :


Pó d'arroz:




Nuvem cake design:




e a nossa escolha Foi...... Purpurina Party Design *





*Muach
MiMi

quinta-feira, 15 de maio de 2014

#HelpingMoms - Ser Mamã 2014

Começa já esta sexta-feira a exposição Ser Mamã 2014 na Exponor. * Sem dúvida que este tipo de evento está na moda e cada vez mais ganha adeptos. A feira Ser Mamã  é uma das primeiras montras do género e realiza a sua 6º edição este ano.
 
 
O mote da feira este ano são os 6 sentidos, apelando aos 6 anos de existência da Feira Ser Mamã... Ao longo destes 3 dias vão se realizar diferentes eventos, direcionadas para as mamãs, bebés, crianças e casais... Vejam o programa!!! 
*cartaz*
Quem vai querer ir? Pode ser que nos encontremos por lá, eu vou.... :)
 
 
**MiMi** #HelpingMoms
 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

#MassagemInfAntiL_By MiMi_última Sessão


Trevos da Lininha*
Mais um ciclo terminado... 5 semanas de convívio a ver papás e filhotes evoluir!

Estes bebés são os Sortudos, pois os papás tiveram a iniciativa de aprender acerca da Massagem infantil no sentido de otimizar o desenvolvimento dos filhotes... um gesto simples  que vai permitir mais amor e confiança na relação!

Como já falei em Posts anteriores a Massagem Infantil é preciosa para a compreensão das necessidades dos vossos pequenotes, fortalecendo laços de confiança e amor. Através desta trabalhamos a vinculação que é um "tradutor" de muitos olhares, choros e sons....

Relativamente à sessão de ontem, a palavra de ordem foi #papáéquemfaz... Foi delicioso ver os papás presentes empenhados e completamente obsorvidos pelos seus rebentos.



Nesta sessão fizemos um apanhado de algumas das técnicas leccionadas.... A Ginástica ganhou mais adeptos mas a massagem às pernas mantêm o TOP de preferências, sempre com o momento alto na ladainha " Dedo Mindinho...Seu vizinho!!", conhecem?


Nesta última sessão falamos ainda acerca da importância da leitura... Sabiam que devem incutir desde logo o hábito de leitura?? Pois é verdade.... :) A partir do momento em que o pequeno começa a pegar em objetos, podemos porporcionar brincadeiras com livros no quotidiano o pequenote.
A hora do banho é uma boa oportunidade para o bebé se habituar aos livros, existem livros de plástico ideais para essas horas. Assim o bebé vai associar o livro ao momento prazeroso do banho e vai recordar com um evento positivo.

Nunca se esqueçam que as crianças são seres muito curiosos, por isso vão querer explorar... vão manusear os livros, sejam eles de plástico, pano, papel ou musicais. Através desta interacção os pequenos estão a ampliar o vocabulário e imaginação e não só, através da Leitura estamos a:

  • Construir um vínculo afetivo maior: dentro ou fora da barriga, o ato da leitura pode ser um momento de sensação de conforto e carinho para o bebé. A atenção que dispensamos a ele é importante para que os laços de confiança e amor possam ser construídos.
  • Desenvolvimento da linguagem: a entonação e modulação de voz que usamos quando lemos são diferentes da que usamos quando conversamos. Isso indica para o bebé que deve haver uma diferença entre esses registros verbais. É claro que ele ainda não compreende as estruturas gramaticais propriamente ditas, mas já consegue entender que a língua tem diferentes nuances e isso é fundamental para o desenvolvimento e aquisição da linguagem.
  • Apresentação de um bom hábito: quando lemos para o bebé, ensinamos que isso é um tipo de atividade das ações humanas. Quanto mais prazeroso e significativo for o momento, maior a probabilidade de que ele também goste desse habito quando crescer.
  • Aprender a escutar: num mundo em que quase tudo parece levar pilhas e baterias e que objeto para criança é sinônimo de coisa que pisca ou faz barulho, ensinar a criança a simplesmente escutar é uma verdadeira dádiva! O exercício e a utilização da concentração, atenção e memória será necessário por toda sua vida.

*Pequenas gestos de AMOR Hoje... Grandes Amanhã*

*MiMi* #MassagemInfatil_By MiMi

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Importância das Sestas_ Massagem Infantil


Aqui está o post prometido!! Como já expliquei anteriormente a sessão de massagem ao bebé termina sempre com um tema teórico, desta vez falamos acerca da importância das sestas nos bebés! Mas não posso iniciar este tema sem falar na importância da rotinas no dia-a-dia dos vosso pequenotes!

*a nossa bem disposta*
É importante falar na Rotina do dia-a-dia do vosso filho porque a sesta não é mais do que um momento de rotina que ele vai interiorizar, antecipar e que o vai ajuda a crescer.  Ao estabelecer rotinas consistente eadequadas, vocês pais, estão a favorecer a confiança e segurança do vosso bebé no mundo que o rodeia. Estão a permitir que ele tenha uma maior  organização cognitiva das vivências do dia-a-dia, favorecendo a aprendizagem.

Pex. Acordar-Comer-Brincar/interagir-Dormir_a_sesta-Comer-Brincar-Dormir_a_Sesta-Acordar-Tomar_banho-MASSAJAR-Comer_Ir_para_a_Cama...

Se essa rotina se realizar sempre à mesma hora estão a permitir que o vosso pequenote antecipe o que vai acontecer, dando-lhe assim confiança, pois vai ver as suas necessidades satisfeitas sentindo-se assim num ambiente Seguro.
Estão a ficar Crescidos os nossos pequenos*
Mas afinal qual é a importância das Sestas??
As sestas são uma fonte importante de quociente de eficiência do sono que o bebé precisa para se desenvolver normalmente.

As sestas vão influenciar a qualidade do sono da noite, portanto ensinar a dormir de dia torna-se primordial. Sabia que através Sestas o seu bebé:

- reorganiza o funcional do sistema nervoso central;
- recupera do cansaço físico;
- agiliza a memória e a aprendizagem que ajudam a criança a desenvolver-se saudavelmente;
- permite que o cérebro trabalhe no sentido de consolidar as mudanças motivacionais do sistema nervoso central.

E como podem estabelecer a rotina das sestas nos vossos pequenotes??
• Deixe que o bebé adormeça sempre no mesmo lugar. Idealmente, ele deveria fazer a sesta no local onde dorme à noite, para associar o sono a um local em particular. Naturalmente, pode ainda fazer a sesta no carro ou na cadeira de passeio se estiverem fora de casa, mas tente dar-lhe a oportunidade de dormir no mesmo local na maioria das vezes. Quando o bebé for para um infantário ou uma ama, a sesta deve ser no mesmo sítio, nos dias em que está em casa.
• À semelhança da hora de ir dormir à noite, passe alguns momentos tranquilos com o bebé antes da sesta. Corra as cortinas, leia um livro ou cante uma canção de embalar para lhe indicar que a hora da sesta está próxima.
• Ponha o bebé a dormir quando ele estiver cansado. Um erro comum de muitos pais é esperarem demasiado para deitarem o bebé para a sesta. Há normalmente uma janela de oportunidade para o bebé adormecer fácil e rapidamente. Se esperar demasiado, o bebé ficará excessivamente cansado e terá mais dificuldade em adormecer. Aprenda a interpretar os sinais do bebé. Alguns bebés esfregam os olhos enquanto outros ficam agitados ou olham para o infinito. Logo que o bebé mostre sinais de cansaço, ponha-o na cama para dormir um pouco.
• Tente ensinar o bebé a adormecer sozinho. Cerca dos três meses de idade, o bebé deve começar a aprender a acalmar-se sozinho até adormecer, quer seja chuchando no polegar, acariciando uma fralda de pano ou um brinquedo favorito, ou simplesmente deixando-se adormecer. Comece a dar ao seu bebé a oportunidade de adormecer sozinho em vez de o embalar ou lhe dar de mamar até a sonolência se instalar. Quando a criança aprender a ser autónoma, verá que até fará sestas mais longas.
Ajudar o bebé a desenvolver bons hábitos de sono requer paciência mas, se os conseguir estabelecer precocemente, isso ajudá-lo-á a dormir muito nos meses e anos futuros.

NOTA :
Este post foi baseados em artigos publicados pela: 
Psicóloga Clínica Ana Amaro Trindade e Especialista em Ritmos de Sono do Bebé Carolina Albino
 **MiMi**

domingo, 4 de maio de 2014

VaCaTioN DiarY #oRegresso

Finalmente o Post das Férias, VaCatioN DiarY #oRegresso... 
A melhor Viagem é o Regresso a Casa!!
Já podia estar escrito há algum tempo não fosse eu ter regressado de férias acompanhada pelo meu querido "Sindrome de Gilbert" e um rico desarranjo intestinal, que me deixaram KO!
Posso dizer que o "Jet Lag" é um menino perto do S.Gilbert!!! :) Mas agora que estou NoVa, pronta para (voltar a ir de férias, era bom era!!! ), VolTAr a trabalhar aqui está o post!!!

Foram umas férias Maravilhosas, acompanhada por pessoas, divertidas, felizes, bonitas e muito muito engraçadas... O destino já não era novo para alguns de nós mas acreditem ou não, fizemos coisas diferentes todos os dias...Minto, #Relaxar foi uma constante e houve tempo para voltar ao Coco Bongo.... 
Desta vez não houve Chichén Itzá e as pirâmides Maias.... (mas recomendo quem vai pela primeira vez), nem Xcaret,  e parque eco arqueológico  (mas mais uma vez recomendo a quem nunca foi), nem praia de Tulum!! Desta vez não houve excursões pré-definidas.... houve adaptação total ao #ModoVacTion!! *
Primeiros dias e seguintes a Relaxar na sombra!!
Espétaculo no Resort*
Peace and Love
Victoria´s Secret (sem biquinis nem lingerie, nem sei porque sorria )!
O sitio que falei anteriormente!! Coco Bongo  Cacún