quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Grávida com pernas edemaciadas e cara de bolacha... Isso é normal, mas...


Até há bem pouco tempo o meu comentário à afirmação "Pernas edemaciadas (inchadas) e cara de bolacha na grávida" era: Isso é Normal!! #MiMimidwife seguindo uma explicação mais especifica.
Na gravidez o corpo produz cerca 50% mais de sangue e fluidos corporais e portanto é natural haver um edema (inchaço) nas mãos, face, tornozelos e pés. A acumulação de fluidos nas extremidades inferiores é mais  evidente no 3º trimestre devido ao aumento do útero, que vai provocar uma maior pressão sobre os vasos sanguíneos na pelve e pernas, diminuído a circulação de retorno. E é claro que as hormonas também fazem das suas, pois provocam um maior relaxamento, preparando assim o corpo para o parto. Depois desta explicação sugeria algumas estratégias para diminuir esse mal-estar:
  • Elevar os pés sempre que possível.
  • Usar sapatos confortáveis (por vezes é necessário comprar um número acima do habitual).
  • No caso de longas viagens deve fazer várias paragens para alongar as pernas e facilitar a circulação.
  • Realizar exercício, p.ex. caminhadas (caso não esteja contra-indicado, como é o meu caso).
  • Beber muita água para manter o corpo hidratado e ajudar o corpo a reter menos fluidos.
  • Evitar comidas salgadas e optar por uma dieta equilibrada, evitando assim a retenção de líquidos.
Hoje em dia a minha resposta graças à experiência "magnífica" que estou a viver é: Esta situação é Normal, mas podemos ou melhor , Devemos tratar! Diminuir os "inconvenientes" da gravidez é fundamental para podermos viver o "estado de graça" na sua plenitude! #MiMipregnant portanto para além dos conselhos anteriores, hoje em dia sugiro que façam, drenagem linfática por pressoterapia (sim as grávidas podem fazer) e ainda um tratamento  inovador da "human tecar".
Descobri este tratamento graças à Terapeuta Mónica na clínica de fisioterapia - fisiorégio e estou rendida. Este tratamento inovador é utilizado pelos atletas de alta competição e pode ter vários objectivos, no meu caso o objectivo é apenas de drenagem. 
Passo a explicar o tratamento:
(nota: a descrição do tratamento é a transcrição da explicação dada pela Terapeuta Mónica.)

Passo_1: BodyReset, consiste no envolvimento das pernas com produtos funcionais da humantecar, permitindo uma melhor permeabilização da pele para os produtos seguintes.

Passo_2: Envolvimento das pernas com produtos funcionais humantecar com odor fantástico a menta e com uma sensação deliciosa de frio :)
este envolvimento dura cerca de 20 minutos.

Passo_3: Colocação de um produto tónico à base de canela para revitalizar o corpo (e mente), com direito a massagem, claro!!

(Passo_4: Heaven :) aqui já sou eu a falar)!

pressoterapia mecânica depois da manual *
Passo 2 do tratamento com produtos Human Tecar
Gama de produtos Human Tecar
**MiMi**

terça-feira, 25 de novembro de 2014

BabyShower do LittleS. *


O babyShower já estava pensado há algum tempo, por mim e pelas "tias", nem mesmo os contratempos nos fizeram desistir mas claro que o empenho delas foi fundamental! Começo portanto este post com um GiGANtE #ObRigaDa!

O dia do BabyShower começou bem cedo mas não havia pressa porque na véspera já tínhamos deixado tudo organizado. Eu fui apenas uma boa "mandadora", dando indicações a partir do sofá. As amigas  trabalharam na decoração, na comidinha e ainda numa das prendinhas para as amigas. 

Tudo foi pensado com amor e feito com dedicação, por mim e por elas,  claro!

O principal objectivo deste "BabyShower" foi reunir as amigas para terem oportunidade de me verem ainda com o pequeno dentro de mim, apreciando assim este estado de "graça" ...

A vida passa rápido demais e quando nos damos conta já tudo aconteceu, portanto temos mais é que viver intensamente o hoje e sonhar com um amanhã ainda melhor! São estes momentos de felicidade junto dos que mais gostamos, que fazem com que tudo tenha mais sentido.

Deixo algumas fotografias ainda não editadas (mas ânsia de partilhar convosco falou mais alto), através das quais podem perceber um bocadinho do dia mágico que vivi... A reportagem fotográfica foi realizado por Contam'Estórias, uns queridos e profissionais, fica a dica!! :)
trabalho da Evangelina*
Maria Pipa foi autora de alguns dos apontamentos presentes no BabyShower que sem dúvida fizeram toda a diferença!!! Amei... se precisarem não hesitem em contratar a "Maria Pipa".
todas tivemos uma coroa que nos deixou ainda mais bonitas*
* Eu e a minha coroa* feita pela Maria Pipa
Legendas feitas pela Pimentinha
Comidinha boa
cheesecake CrisCris
Prenda da Ritinha _Cake by Nuvem de Açúcar 

Foram 4 horas bem passadas e que ficaram para sempre na minha memória.... Obrigada a todas por terem vindo e por terem partilhado um dia da gestação do littleS.
Bingo do Salvador

apenas a cunhada Ju acertou na medida :)
Mami do primeiro LittleS. da minha vida_Família
#tiaTixa vinda da Lousã com ideias, prendas e amor 
Uma das Ana(s) da minha Vida _Pimentinha. Quem tem uma Ana tem tudo*
_Pimpa_ vencedora #mimadopelastias
as respectivas dos #tugaBinos *
O Meu tesouro, o primeiro LittleS.
Prendinha fofinha dos Primos_ tão fofos_ HandMade
miminhos para as amigas 
_faltam as pantufas fofinhas_
 :) a #tiaPimpa ofereceu às amigas da #mummy, marcadores de livros
O grupo (quase) todo :) Gostei, e vocês??
Me & littleS.
**MiMi**

terça-feira, 18 de novembro de 2014

7 para as 40s...

Quando olhamos para trás o tempo voou...  mas quando olhamos para a frente, o tempo parece "paradinho" ... 
Supostamente faltam 7semanas (para as 40s), mas como andam as coisas não me parece nada! O little S. está com pressa (há algum tempo) e eu também!  Já não mando em mim, a "criaturazinha" ainda não chora mas já se faz valer (e agora mais que nunca), já diz quando tenho que acordar, fazer xixi, comer, mudar de posição... levantar-me do sofá parece uma aventura... ver o meu peso na balança já é impossível (o que não é nada mau)... E o cansaço apoderou-se de mim.
#myLittleLove
Agora que o sistema respiratório do LittleS. está praticamente desenvolvido, começo a ficar menos ansiosa pois a probabilidade de ter um bebé saudável é cada vez maior... mas mesmo assim ainda existem umas coisinhas que queria fazer antes da "criaturazinha" nascer.
aqui com #32s #juntinhos #mimipregnant
Senhor LittleS. deixa-te ficar mais uma bocadinho e ajuda a mulher da tua vida (pelo menos nos próximos anos), a ter tudo preparado para a tua chegada!! :)
**MiMi**
Próximo post será com as coisas que ainda me faltam comprar para mim e para o baby!!

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

4º Trimestre no Sling*

A imaturidade das nossas criaturazinhas quando nascem é tão grande que deviam voltar para a vida intra-uterina até aos 12 meses!
O bebé quando nasce é tão imaturo que precisava de mais tempo no útero da mãe, mas como não é possível devemos recriar as condições do útero confortando assim as "criaturazinhas". Os recém-nascidos estão habituados à posição fetal, ao embalo das caminhadas da mãe e ao "ruído" do organismo desta, sendo o som (ch ch ch) do sangue a passar nas veias e artérias a Play_List favorita deles...
*
Sling, através da contenção, embalo e audição dos batimentos cardíacos, é uma boa opção para ajudarmos o recém-nascido na transição para o mundo e realidade extra-uterina, recriando a vida intra-uterina... O colinho não faz mal nem cria vicio, cria antes laços, vínculos e amor!
Existem vários tipos de Slings: Pano, sling de Argolas e o pounch sling, podemos escolher aquele com que nos identificamos mais, pois as vantagens são exactamente as mesmas...

O meu LittleS. já tem o Sling, tal como o primo Sebastian *pounch_sling*
Carregando o nosso bebé num sling estamos a transmitir confiança e a proporcionar uma maior proximidade. O embalo ajuda ainda a acalmar as "criaturazinhas" quando estão mais agitadas, diminuindo a sensação de medo, solidão, perda ... fazendo com que chorem menos e se tornem independentes mais cedo. No Sling conseguem ainda observar o ambiente que os rodeia criando uma maior interacção e disponibilidade para aprenderem, pois facilita a adaptação a ambientes e pessoas desconhecidas uma vez que se encontram num ambiente (colo) seguro. 

O sling do Little S. é Baci Babyum miminho que a MMS "Pi" me deu e que "nós" amamos... mas hoje em dia existem várias marcas diferentes de slings é só procurar, por exemplo a do Sebastian é Maria Café.
LittleS Sling * just perfect * Pounch_Sling 
Happy Sebastian 
*My Little S.*
MiMi

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Comer Para Dois e Não Por Dois - NutriÇãO na Gravidez

 Comer para dois e não por dois - Nutrição na Gravidez

Tema sugerido pela Tia P. #mimadopelatias
A gravidez é um ótimo momento para adquirimos ou mantermos comportamentos saudáveis. O estado nutricional na gravidez é fundamental para o crescimento saudável do bebé, assim como para o  nosso bem-estar físico.

Sabiam que começamos logo na gravidez a influenciar as preferencias alimentares das nossas "criaturazinhas"? Portanto, é fundamental realizar uma alimentação variada e regrada dando valor à qualidade e não à quantidade.... Devemos fracionar a alimentação comendo várias vezes ao dia, sem saltar nenhuma das principais refeições, ou seja, Pequeno, Meio da manhã, Almoço, lanches (2 se for necessário), Jantar e Ceia nunca podem faltar no dia-a-dia da grávida (e de todas as outras pessoas, pois está claro)!! Devemos comer com intervalos inferiores às 3,5h... 
É natural com as alterações fisiológicas que surgem na gravidez, haja um aumento de apetite, uma vez que as necessidade proteicas aumentam devido à formação da placenta, crescimento dos tecidos uterinos e desenvolvimento/crescimento do bebé. A necessidade de ingestão de alguns alimentos que habitualmente não gostavamos também é comum (o nosso organismo é perfeito, pede-nos o que precisamos), é ainda natural sentirmos mais sede e algumas alterações no paladar e olfato. 

Com todos estes "aumentos" e caso o nosso comportamento alimentar não seja o mais correcto podemos ter um aumento de excessivo de peso, o que na maioria das vezes está associado a complicações no parto e podendo também comprometer a saúde do bebé. 

Temos que ter noção que as nossas necessidades energéticas vão aumentado ao longo dos trimestres. No primeiro trimestre não precisamos de aumentar a ingestão de Kcal sendo então recomendado a ingestão diária de 2000Kcal, no 2º trimestre devemos aumentar mais  340kcl e no terceiro pode aumentar para 452 kcal. 



Trocado "por miúdos" e falando de questões praticas uma grávida com o IMC normal(19,8- 26) isto é, peso normal deve engordar:

- no primeiro trimestre 0,5Kg e 1,5Kg
- no segundo pode engordar até 1,5Kg/mês 
- no terceiro trimestre pode engordar até 0,4 Kg/semana
 Totalizando assim 11/12Kg (o ideal, podendo ir até aos 16Kg (ufffaaa que alivio com este último número). Dados da Associação Portuguesa dos nutricionistas(APN).

Para que estes valores sejam alcançados e não ultrapassados devemos então comer uma maior quantidade de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, preferindo assim cereais integrais, fruta e hortícolas. É importante ter na nossa dieta carne e peixe, ovos, leguminosas, não esquecendo dos hidrato de carbono que são a nossa principal fonte de energia. Ou seja na dieta de uma grávida não pode faltar arroz, massa, batata, aveia, pão integral... Estas dicas também se aplicam a quem está pensar engravidar!!! :)

É importante ingerir 2 a 3l de água (8 a 10 copos), evitando refrigerantes, bebidas açucaras ou com cafeína e claro, não ingerir álcool. Os fritos, doces e salgados devem sair da ementa da grávida (uma vez não é vez, pois está claro.... mas não devemos fazer da excepção rotina!!!).


Assim as principais recomendações da APN* são:

- Tomar SEMPRE o pequeno-almoço. Esta é uma das principais refeições, com o PA vai repor as energias, fornecendo ao organismo os nutrientes necessário para começar um novo dia!
(ex.Uma chávena de leite Meio gordo com cevada; Um pão de cereais com 15g de queijo fresco; Um Kiwi)

- Nunca passar mais de 3,5h sem comer... garantindo assim a energia e nutrientes necessários ao longo de todo o dia.
(ex. de lanchinhos. 1-Seis bolachas do tipo Maria; Um iogurte sólido de aroma; 2-Um pão de cereais com uma fatia fina de fiambre de peru; Uma chávena de leite Meio gordo com cevada 3-Quatro bolachas de água e sal cream – creaker; Uma Laranja de tamanho médio 4-Uma chávena de chá de tília Seis Bolachas de água e sal redondas.

- Começar as principais refeições com sopa e acompanhá-las com saladas (atenção às grávidas não imunes à toxoplasmose) ou legumes. Desta forma estão assegurar a quantidade ideal de vitaminas, minerais e fibras.
(ex. 1-Um prato de sopa (base: courgette, feijão, alho francês, nabo, cenoura, cebola, alho, tomate; + couve lombarda); Bifinho de peru estufado com ameixas; Três colheres de servir rasas, de arroz malandro de brócolos e tomate 
Uma maçã de tamanho pequeno 2- Creme de couve-flor com amêndoas; Beringela recheada com legumes e atum fresco (posta de atum fresco desfiado); Três colheres de servir rasas, de puré de batata ; Couve-flor, brócolos, cenoura e couve-de-bruxelas cozidas a vapor; Esperada de frutas tropicais (manga, papaia, abacaxi, kiwi, banana, maçã, pêra, uva)

-Comer calmamente e mastigar muito bem os alimentos.

- Variar os métodos de confecção entre, grelhado, cozidos, estufados e assados com pouca gordura.

- Reduzir ou evitar refrigerantes e sumos de fruta.

- comer diariamente carne, peixe ou ovos, para garantir a ingestão de proteínas.

- Limitar o consumo de carnes gordas (vaca e porco) em detrimento das carnes brancas (frango, peru, coelho) removendo peles e gordura visíveis.

- Preferir azeite e óleos polinsaturados.

- Reduzir o sal e a gordura nos temperos.

- Beber 2L de água por dia, a água é importantíssima no crescimento e desenvolvimento da placenta e líquido amniótico, do feto e é muito importante para regular o intestino.

- Praticar actividade física moderada (caminhadas de 30 minutos se não houver nenhuma contra-indicado, pois claro!)
Foi o que fiz enquanto tive autorização aqui com 17s #repousomandameles
Estou aberta a criticas e sugestões que possam ser uma mais valia para todas as outras grávidas!!

**MiMi**

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Altura de pensar na Mala para a Maternidade ... #mimipregnant #mimimidwife

Agora que chegamos às 31s está na altura de pensarmos em fazer a mala para a maternidade. Não devemos deixar para muito tarde porque o tempo voa... podemos ir organizado e assim também ficamos com a ideia do que já temos e do que ainda precisamos de comprar. Podemos ainda (caso já esteja decidido o local do parto) perguntar se existe alguma lista e segui-la!!
#31s #cadavezmaisgrávida
Neste post vou falar mais como #mimimidwife porque ainda "estamos" a pensar e a organizar mentalmente a mala, mas mais tarde mostro as minhas escolhas...

O que levar para a maternidade?

Existem coisas essências que devemos levar para a maternidade, o Boletim de Saúde da Grávida (BSG) é fundamental (mas este já anda Sempre connosco, certo? Este pequeno livro verde contém toda a informação importante sobre a gestação!). Na maioria das vezes nos hospitais públicos quem está presente no parto não é o  nosso médico assistente portanto é importantíssimo termos um documento com a "história" da nossa gravidez.

Por vezes podemos ter que levar análises ou ecografias, isto se estas ainda não tiverem sido registadas no BSG. Outro documento importante, é o cartão de cidadão.

Até agora tudo simples...vamos então começar a complicar... 
Quando fizerem a mala devem pensar não só na pequena criaturazinha mas em vocês também (e eventualmente no pai!). :) 

Devem ainda ter noção que o internamento tem dois momentos distintos...  o parto em si, onde estão na Sala de Partos e o puerpério, onde irão ficar com o vosso pequenote, ou seja, na Enfermaria/Quarto!!

Quando estiverem a fazer a mala é importante ir mostrando ao pai onde estão as coisas, porque no momento do parto ele vai estar mais disponível (sem dores, sem as "cintas"/cardiotocografo, sem epidural e menos cansado, com toda a certeza!, sendo portanto fundamental saberem onde estão as coisas na mala caso seja necessário irem buscar alguma coisa... 
É também importante partilhar com o pai este momento tão marcante da gravidez pois, faz com que eles comecem a perceber (tal como vocês já sentem) que o grande momento está próximo e que falta "um bocadinho assim" para terem a vossa pequena criaturazinha nos braços. 

Sala de Partos

Devem ter uma trouxinha para a Sala de Partos e não uma mala...

Nessa trouxinha é necessário para o bebé:

- Roupa exterior
- Roupa interior
- 1 Fralda descartável
- 1 fralda de pano
- 1 par de meias
- 1 gorro
- 1 manta

e ainda para a mamã

- 1 camisa de dormir
- 1 cuecas descartáveis ou de algodão
- 1 batom de cieiro (importante no parto normal...)

Puerpério (quarto/enfermaria)

Bebé - caso seja parto normal, (em principio) o internamento será só de 2 dias, no caso de cesariana o internamento é de 3 dias... e entre cócós e bolsar gasta-se pelo menos 2 mudas de roupa por dia, portanto vamos precisar de:

- 3 conjuntos de roupa exterior
- 1 casaco de malha
- 4 a 6 conjuntos de roupa interior
- 4 a 5 fraldas de pano
- 1 pacote de fraldas descartáveis
- 1 pacote de toalhitas
- 2 ou 3 gorros
- 1 ou 2 mantas
- 2 toalhas de banho (*caso seja num hospital publico)
- Produtos de higiene, uma tesoura ou corta-unhas, uma escova e a chupeta (mais vale prevenir :) *).

Mamã - na minha opinião e experiência a mamã só precisa da camisa de dormir para o momento do parto, depois (e se habitualmente utilizam pijama) deve optar por pijama para a enfermaria, ficam mais confortáveis, acreditem em mim! Lembrem-se que os hospitais são muito quentes em particular os serviços de obstetrícia, portanto optem por levar roupas frescas... Por favor!!

- 3 pijamas (ou camisas se preferirem). Não se esqueçam que as camisas/blusas devem ter uma abertura à frente para facilitar a amamentação.
- 1 Robe (podem precisar de sair do serviço ou até para se sentirem mais confortáveis na hora das visitas).
- 2 a 3 soutiens de amamentação com bom suporte
- 3 cuecas de algodão ou descartáveis. Caso optem pelas últimas , comprem o número acima porque depois do parto ficamos muito edemasiadas (inchadas) e o elástico destas por vezes não cede nada.
- 1 pacote de pensos higiénicos (caso o hospital não ofereça)
- 2 a 3 toalhas de banho (*caso seja num hospital publico)
- Produtos de higiene corporal * (não se esqueçam de levar o estojo de maquiagem e o perfume, para ficarem mais confiantes)
- Chinelos de quarto e de banho

Sugestões pertinentes de mamãs MiMimáticas:

- Cinta/faixa pós-parto (devem falar com o vosso médico para saber o que preferem e se aconselham).
- Discos e conchas de amamentação e se quiserem creme reparador e protetor de mamilos (purelan, Cicamel...)

Pai - Mesmo que o pai não fique no intermamento convosco e só esteja presente no momento do parto é importante ter uma mochila/saco para ele. O trabalho de parto pode demorar muito tempo e portanto eles também tem que se preparar. 
Na mochila devem ter:

- Água, bolachas, snacks ou chocolates... sei que podem sair da SP e regressar, mas diz-me a experiência que assim que dizemos ao pai para ir tomar café ou comer qualquer coisa a primeira resposta é: "Não é preciso, estou bem!!". Lembrem-se as mamãs tem que estar em jejum mas eles não!!  E mais, as mamãs estão com soro em curso o que faz com que os níveis de açúcar no sangue estejam sempre normais. OK?!
- A máquina fotográfica para registar o grande momento e ainda o carregador do telemóvel, porque a maioria das vezes o telemóvel funciona como máquina e é importante ter bateria.
- Caso fique com a mãe no internamento/quarto * faça um saco com pijama, produtos de higiene, chinelos de quarto e de banho assim como uma muda de roupa!

Outras sugestões:

Para que nada falte e para que o seu pequeno use a roupa que sempre imaginou faça trouxinhas completas de roupa para o bebé... Assim quando pedir ao pai para lhe dar a roupa ele não se engana (e as hormonas não vão discutir). Podem ainda aproveitar os saquinhos para colocar a roupa suja do bebé, não só facilitamos o trabalho ao pai (e ele não mistura a roupa do bebé com a vossa. Como também poupamos as nossas hormonas :)). Falando na vossa roupa... Levem sacos para colocar a roupa suja, assim não se mistura com a limpa e na hora de irem embora não vão carregadas porque o pai/familiares já levaram grande parte dela. :)

Depois da mala estar pronta digam ao pai onde está, podem entrar em trabalho de parto e não terem tempo de ir a casa busca-la!! Sempre que forem à maternidade porque pensam estar em trabalho de parto  (o que acontece habitualmente de noite, fala a experiência) levem a mala e deixem-na no carro!! Mais vale prevenir, se for preciso o pai depois vai busca-la!

Espero que este post seja útil... Caso precisem de mais informação é só dizerem... Kisses Kisses MiMi*


****