segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

RecUpeRaÇãO Pós-ParTo _ não há desculpa

RecuPeRaÇãO Pós-ParTo _ não há desculpa!!

#aterapeutamónicamata-me #missãorecuperação
Depois do "estado de graça" que a gravidez nos proporciona temos que trabalhar a "desgraça" que ela nos deixa :) tendo sempre em conta que tudo leva o seu tempo (mas sem trabalho não há milagres!)! 

Sabiam que através do sistema nacional de saúde podemos fazer um plano profissional de reabilitação pós-parto?? Não sabiam, pois não?? A verdade é que tendo a oportunidade de realizar a recuperação com o acompanhamento de um fisioterapeuta especializado temos mais é que aproveitar... e como diz o titulo assim não há desculpa!

A minha Recuperação está a ser feita na FisioRégio com a Terapeuta Mónica (fisioterapeuta especializada na saúde da mulher, não a troco por nada) ... e vou agora iniciar pelo SNS com a minha amiga Terapeuta S.!

O plano de trabalho consiste no reforço da zona abdominal, através de exercícios específicos, drenagem e eletroestimulação. Mas caso o vosso problema seja tempo ou bebés muito agitados através de uma pesquisa rápida pela net conseguem encontrar alguns exercícios para fazerem em casa, é melhor do que não fazer nada! Fica o link de uma página com alguns exercícios que faço com a #terapeutaMónica :) 

passadeira e eletroestimulação #maemasboa
#ategostodealgumasfisioterapeutas
Fica a dica para quem tal como eu deseja que o resultado da gravidez seja apenas um Amor Maior  :)
#9mesespararecuperar
**MiMi**

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A entrar na RoTinA... * #mummy&LittleS.

A palavra Rotina pode à partida parecer negativa mas quando falamos de bebés esta palavra pode ter "poderes mágicos"! 
Lembrem-se que a nossa "criaturazinha" foi a última a chegar e portanto ele vai ter que se adaptar aos nossos hábitos, isto é, o intruso é ele temos apenas que ser bons cicerones :)


Criar hábitos implementado horários é importante (quase) a partir do nascimento do bebé. Nos primeiros dias de vida dos nossos pequenos os "dias" repetem-se cerca de 3x, ou seja, ocorrem a uma velocidade vertiginosa, à medida que os dias vão passando eles vão entrando num ritmo mais calmo. Por volta do primeiro mês devemos ajudar o bebé a entrar no nosso ritmo circadiano (o ritmo circadiano, corresponde ao que ocorre no nosso corpo no período de 24h, como por exemplo a produção hormonal) facilitando a adaptação destes aos nossos dias!

Estratégias para que entrem no nosso ritmo desde que nascem, ou pelo menos, a partir de um mês de idade:

- Esperar que acorde sozinho à noite para comer (isto se estiver a evoluir favoravelmente e se não houver indicação contraria do pediatra);
- Durante o dia interromper o sono (3/3h aproximadamente), para que perceba que deve dormir mais quando está escuro e deve comer e brincar quando há luz;
- Introduzir a Mnemónica EASY no quotidiano do bebé (eat, activity, sleep and YOU ou seja Nós), a partir de seis meses estas regras são fundamentais;
- Tentar dar o banho sempre à mesma hora para que o bebé reconheça em que momento do dia se encontra;
- Dar importância ao sono nocturno, porque é durante a noite que  é  produzida a hormona do crescimento (na fase do sono profundo).

.... Nós por cá já estamos a entrar no ritmo Circadiano.... 
A manhã é bem animada e acordada, a tarde começa a ser mais longa e sorridente, a noite sempre antecedida de um banho relaxante (com choro à mistura quando vestimos o pijama) já começa a ficar bem definida...


amor pela manhãzinhs
tarde sorridente
mamadas de 3/3h (aproximadamente) a marcar o passo do dia
o banho relaxante e bem disposto (só porque ainda não começamos a vestir o pijama)!
noitinha descansada*
Tudo isto pode parecer um tédio (e então) com a palavra Rotina à mistura... mas a verdade é que Rotina com um bebé nunca é um tédio mas antes uma aventura disciplinada ... por vezes temos uns dias bons e outras vezes temos dias longos mas sempre muito compensadores!! 

#lovemybaby #sweetLittleS. #LovemyBoy #mimiMummy 

**MiMi**