domingo, 29 de março de 2015

2 Anos no Meu Mundo * #BlogBirthday


O tempo voa mesmo :)já passou mais um ano... E que ano!!!... tive de tudo, mas sobretudo tive o MeLhOr De TUDO, o Meu LittleS.!! Durante este ano fui partilhando convosco os meus dias, a minha experiência e os meus conhecimentos (as tristezas deixei só para algumas pessoas, espero que não se importem :) )! 
Fui a #MiMiPregnant, sou a #MiMiMidwife, a partir de agora serei para sempre a #MiMiMummy e irei continuar a fazer para ser a #MiMiHappy, afinal energia positiva atrai energia positiva! 

No ano anterior contei como nasceu o Blog, este ano vou dedicar o post de aniversário às pessoas que me apoiam, que vibram, que me incentivam a escrever e que me fazem acreditar que existe alguém desse lado a seguir o que escrevo de forma útil e feliz... Sei que existem outras pessoas que criticam o blog (mas lêem :)), talvez sejam apenas Velhos do Restelo, que nunca foram capazes de mudar, inovar, crescer e ajudar! Talvez sejam!!! Mas a verdade é que tanto me faz :) Sou FeLiZ assim tentado ser Empreendedora! 

Desta forma e em jeito de agradecimento aqui vai um bem haja à minha Revisora de Texto _Pimpa_, à minha critica número 1 nas ausências prolongadas de post _Nocas_, à _Cris_ pela serenidade e ao publico que me começou a seguir e me tem ajudado a continuar, um bom exemplo _Vera MM_.
foto_prendinhasMiMimáticas_
O lanchinho de hoje foi o aperitivo das comemorações a fasquia do ano passado está alta, podem rever clicando AQUI:), mas como agora tenho o LittleS. deixo a tarefa de organização para vocês :) 
**MiMi**
Nota: O Blog nasceu a 25 de Março mas a data oficial de comemoração é 29 porque assim eu decidi :) 

terça-feira, 24 de março de 2015

Almofada MiMoS * #MiMiMummY Vs #MiMiMidwife



Hoje venho-vos falar da almofada Mimos, se até agora como #MiMiMidwife desaconselhava o uso de almofadas agora que sou #MiMiMummy vou passar a sugerir sempre a utilização DA almofada Mimos.

A posição indicada para o bebé dormir é o decúbito dorsal (barriga para cima), prevenindo o Síndrome de Morte Súbita, no entanto esta posição faz com que surjam deformidades cranianas. Os bebés nascem com a cabeça normal mas devido à pressão que estão sujeitos ao longo do tempo esta tende a ficar achatada (plagiocefalia). O #LittleS. já estava a começar apresentar sinais de plagicefalia, para terem  noção de como este problema é comum os priminhos dele  Seba.(21meses) e T.(15meses) também tiveram que usar A almofada Mimos como medida preventiva. 
consciencialização do problema das deformidades cranianas assim como a necessidade de prevenção destas é muito importante... O uso DA almofada Mimos associado a medidas posturais são a solução para a plagiocefalia...  
Alterar o lado para onde o bebé dorme...
... ajuda a alternar a posição/orientação da cabeça
Outra forma de prevenção de plagiocefalia é o chamado Tummy_Time (Hora da Barriga) que consiste em colocar o bebé de barriga para baixo durante um tempo de brincadeira. Esta posição é importante na prevenção das deformidades cranianas mas também é importante para o reforço da capacidade muscular e sensitiva do bebé. 

O uso da almofada é mais eficaz se usada entre os 0 e 6 meses, depois dos 6 meses a almofada apenas impedirá que a deformidade se agrave. Este tipo de situação se não for tratada  ou detectada atempadamente pode trazer problemas estéticos, assim como alterações ortodônticas (problemas faciais e a nível dentário), oculares e atrasos de desenvolvimento psicomotor ou cognitivo.
BerÇo do LittleS. com a "Sua" AlmOfAdA_M.i.m.o.s
You.Are.My.Greatest.Adventure.LittleS. <3
**MiMi**

domingo, 15 de março de 2015

Estímulos para o DesenVolviMenTo * Nem MuiTO _ NeM pOuCo*

Estimular brincando e "vínculando"!
Adoro estar com o little S. e quando digo estar, refiro-me a estar SÓ para ele... ter aquele tempinho só nosso sem pensar em horas, casa, roupa, comida ou outras coisas "básicas e domésticas" que todas nós mães/mulheres sabemos tão bem fazer ao mesmo tempo, no entanto é bom saberem que as actividades do dia a dia são fantásticas no que diz respeito à estimulação e integração do bebé.


LittleSunshine_my.King_
Um dos maiores estímulos ao desenvolvimento das nossas "criaturazinhas" é a relação que estabelecem connosco, portanto não temos que nos preocupar assim tanto com as actividades XPTO, devemos ser nós próprios, falarrirexplicar, ensinar e acima de tudo AMAR... Na verdade eles são os nossos professores! Estudos mostram que uma das principais causas de deficit cognitivo e psicomotor é mesmo a carência afectiva e abandono! 
Descobriu as Mãos _ tal como dizem os Livros _ :)
Neste jogo de estimulo e desenvolvimento temos que ter especial atenção aos sinais que as nossas "criaturazinhas" nos dão, porque chega um momento em que dão o grito de ipiranga e quase que pedem por favor para pararmos. Esta situação pode acontecer quando há um excesso de informação (cor, barulho, estimulo) associada a cansaço e fome (hipoglicemia, "Tu não és Tu quando tens Fome")... E os problemas começam quando a informação que eles nos dão acerca do cansaço não é logo interpretada levando-os a um estado de irritação que não aceitam o colo ou afecto dos pais, juntando-se choro continuo e descoordenação motora!! A solução passa por dormirem mas devido à agitação não conseguem adormecer ("When you feel so tirei but you can´t sleep" :)). No inicio 10/15 min de actividades (massagem, ginástica, conversas...)é o suficiente mais do que isso pode chatea-los! Não se esqueçam que os bebés absorvem a informação toda muito rapidamente e depois precisam de dormir para a "meditar e arquivar" tudo!

O LittleS. hoje em dia aguenta muito mais tempo de actividade mas tem que estar receptivo, quando não quer nem vale a pena insistir (o pequeno já faz valer a sua vontade) o mesmo acontece  quando se cansa da "brincadeira".... o melhor que tenho a fazer é parar!

**MiMi**

quinta-feira, 5 de março de 2015

ChOrO e Vida SoCiaL _MiMi&Son_ As noSsAs Aventuras

Hoje andamos no passeio e claro hablitamo-nos a alterações de humor :)
na Loja Menina Manel _AdOrAMos e rEComEnDaMos_

O Choro é a melhor forma de comunicação dos nossos pequenos, juntamente com o olhar, movimento corporal e tónus muscular... Este tema surge hoje, porque o LittleS. chorou por diferentes e plausíveis razões e fez "escândalos" em diferentes sítios públicos. Agora perguntam-me se fiquei envergonhada?! Nada disso, tive apenas que responder às suas necessidades com calma, afinal de contas eu sabia exactamente o que queria... Vocês não se sentem tradutoras diplomadas do choro dos vossos pequenos??


São muitos os motivos que podem levar o vosso filho chorar mas o facto serem capazes de ouvir e de entenderem as necessidades dele faz com que se estabeleça  uma forte cumplicidade, aliviando a pressão e o stress inerente a esse momento! Deixo um Link com o texto anterior acerca do Choro e da técnica do Dr. Krap, muito eficaz! Sugiro também que vejam a Método de Dunstan pois ajuda a identificar correctamente as necessidades básicas do bebé, ajudando a acalma-los mais rápidamente aumentando a satisfação e auto-estima dos bebés e pais respectivamente.

No caso do LittleS. ele não chora parte logo para o "berro", antes emite uns sinais de que alguma coisa não está bem através da sua agitação motora. Caso eu intervenha logo no sentido de satisfazer as suas necessidades estamos muito bem e não imite um único som, agora se por algum motivo eu demoro um bocadinho mais, ele faz questão de se fazer ouvir! Mas eu já o conheço portanto respiro e não piro :)! Dica: žOs bebés são todos diferentes o importante é conhecerem bem o vosso pequeno através da escuta e observação activa e permanente.

Ter um bebé e esperar que ele não chore é o mesmo que sonhar a vida toda com o Principe Encantado... 
Caso ele chore em locais públicos o melhor que tem a fazer é abstraír-se dos olhares reprovadores (diminuindo logo o stress) concentrando-se na necessidade/problema do pequeno, tentado compreender o que levou a chorar:
- Fome (sim porque o tempo voa e quando damos conta já está na hora de amamentar outra vez);
- alteração do ambiente (calor/frio); 
- excesso de estimulo;
- sono, 
- dor....
Com calma e com a certeza que conseguimos traduzir a mensagem deles eles irão deixar de chorar.

Nunca se esqueçam, Chorar é a melhor arma de comunicação do pequeno! E os pequenos são uns Sedutores que nos conquistam apenas com um sorriso e com um brilhozinho nos olhos minutos depois de terem deitado a casa a baixo!

**MiMi**