sábado, 30 de maio de 2015

O BumBo SiTter do LittleS. na descoberta do MunDo *

Já algum tempo que conheço o BumBo_Baby_Seat  e recomendo-o como #MiMiMidwife, portanto não é de estranhar ter comprado um para o LittleS porque hoje sou muito mais #MiMiMummy. 
Para começar a usar o Bumbo_Baby_Seat o vosso bebé apenas tem que ser capaz de segurar a cabeça sozinho. No nosso caso já podiamos ter colocado o LittleS num Bumbo_Baby_Seat desde dos 2/3meses, no entanto, só vimos necessidade de o introduzir agora como está numa fase de descoberta muito motora com o bumbo baby seat ficou com mais "liberdade". Os estímulos do mundo começam a ser um desafio e perdição para o pequeno e assim pode olhar para todos os lados e mexer (meter à boca) em tudo o que está ao seu alcance, para além de que começa a ficar pesado andarmos com ele ao colo :) 

O Bumbo_Baby_Seat trata-se de um assento ergonómico desenhado para sentar as criaturazinhas que ainda não se sentam por elas próprias , permitindo que estas tenham uma postura correcta favorecendo desta forma uma melhor interacção com os objectos e mundo que as rodeiam.
Com este assento a postura das criaturazinhas melhora, porque vai flectir ligeiramente as ancas facilitando a extensão lombar fazendo com que a curvatura suave (mesmo muito suave, acreditem!) do encosto do assento Bumbo_Baby_Seat coincida com a curvatura natural da caixa torácica do bebé, facilitando o apoio do tronco da criança quando esta brinca, descansa, come e descobre o mundo ao seu redor. Ajuda ainda no correcto controlo da respiração, bem como evita refluxos após a alimentação.
O Bumbo_baby_Seat é super prático de transportar, ótimo para o usar no momento de brincadeira/aprendizagem porque a posição de sentado ajuda-o a desenvolver e a manter o equilíbrio essencial para o desenvolvimento físico assim como favorece novas perspectivas do mundo que irão contribuir para o desenvolvimento cognitivo. 
Com estes momentos estamos também a fortalecer laços  pois o facto do bebé estar sentado no Bumbo_Bay_Seat exige a presença/supervisão de um adulto o que proporciona um momento de interacção entre os dois, tornando assim estes pequenos momentos de prazer, descoberta, brincadeira também em momentos de crescimento e estimulação saudável. 
Deixo o Link com um Video do YouTube que explica as principais precauções a ter com o Bumbo_baby_Seat (está em inglês)
*MiMi*

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Missão Recuperação no Spa :)

Agora que o plano de tratamento da #missãorecuperação(*) está terminado (e com ótimos resultados, peso anterior à gravidez alcançado ainda que tenha ficado alguma flacidez)  dei inicio à #missãorecuperaçãobyme. Para já comecei com uma sessão de relaxamento... já há muito tempo que estava a precisar de 50 min só para mim... 
fiquei no céu com direito a estrelas e tudo :)
O local escolhido para a massagem de relaxamento foi o bodypassion Day Spa, conheci este espaço na despedida de solteiro da Paulinha e a simpatia e o ambiente acolhedor fizeram-me regressar... deixo algumas fotografias!! Se vocês quiserem conhecer o bodypassion Day Spa também podem e devem. Para usufruírem de um desconto basta dizerem que leram o post da Mimi e que também vocês querem uma massagem de relaxamento :) O que vos parece?? 

*chá no final do tratamento, como gosto destes mimos*
fica a promessa de voltar :)
(*)_ um beijinhos especial a todos os terapeutas e auxiliares que colaboraram na minha recuperação... Sim foram muitos porque enquanto a #terapeutamónica e a #terapeutaAmigaSu trabalhavam comigo o LittleS (mais conhecido por Pipoquinha) era mimado por todos permitindo um melhor trabalho das Fisioterapeutas... (#atégostodealgumasfisioterapeutas)

**MiMi**

http://magis.to/PSt-UUdYQEIrei0HDmEwCXp8?l=vsm&o=i&c=e

domingo, 17 de maio de 2015

_Crescer com Memórias Felizes_ trabalhando os Sentidos

#MiMi&Son
(18 p.m. por isso está sem chapéu, mas mm assim tem protector solar :))
O tempo que investimos em actividades com as nossas "criaturazinhas" vai ter um reflexo a longo prazo no que diz respeito ao desenvolvimento afectivo e intelectual, é por isso que dedico tempinho de qualidade com o meu LittleS. Hoje fomos sentir a areia aproveitando o bom tempo com um conjunto bem fofo, afinal só somos bebés uma vez na vida e os meninos também podem ser "Bogoletas" :) * 
Os sentidos são a forma que o bebé tem de entender o que o rodeia, assim através dos sons, cheiros, paladar, visão e principalmente através toque conhecem o MunDo... A praia parece-me o sitio fantástico onde todos os sentidos podem ser explorados ao máximo, à excepção do paladar que no caso seria areia na boca (faltou um "danoninho" para LittleS. conseguir sentir). 
Reconhecimento da areia. A sentir novas texturas!
Para terem noção de como a experiência (relacional e comportamental) é importante, esta representa 80% da capacidade de desenvolvimento cerebral e apenas 20% dizem respeito a factores genéticos. As experiências e a repetição destas vão moldar a arquitectura do cérebro que por sua vez vai ser determinante no fortalecimento das sinapses (impulsos nervosos)contribuindo para que haja fundações cerebrais mais fortes, reflectindo-se posteriormente no desenvolvimento e aprendizagem dos bebés (de hoje adultos de amanhã)...
Desta forma, e sabendo que o cérebro constrói  com base em experiências sensoriais repetitivas...
_converso com o LittleS. ao longo do dia e passo o tempo a cantarolar para ele (audição)favorecendo desta forma a aquisição de vocabulário para mais tarde dar inicio à linguagem;
_dedico tempo para a aprendizagem e descoberta no tapete/ginásio de forma autonoma (tato e visão) favorecem a confiança do pequeno;
_realizo (quase) sempre uma actividade com ele, trabalhando a vinculação e um dos sentidos mais especificamente;
_faço a massagem depois do banho para além de fazer parte da rotina, faz com que trabalhe todos os sentidos, o tato através do toque, o olfato com o cheirinho do creme, a visão comunincando olhos nos olhos e fazendo diferentes expressões faciais que o fazem rir, a audição porque existe um dialgo constante entre nós os dois e por último o paladar, sim o paladar também está presente porque o Sr. LittleS. gosta de colocar tudo à boca, toalha, mãos dele as minhas mãos, brinquedos que estejam por perto. Dica importante... DEDIQUEM 5 min do vosso tempo a fazer a massagem é um momento muito completo com Beneficios fantásticos como podem reler no post.
_e por último mas não menos importante dou-lhe muito Mimo (não há mimo a mais :) faço com que sinta Amado, mostrando que estou presente e que é compreendido e atendido quando necessita. Aquele Mito que o bebé deve chorar está errado pois é terrivelmente nefasto pois aumenta produção de cortisol que é corrosivo para as ligações já formadas, devemos portanto atender logo que solicitados diminuido a frustação dos nossos pequenos favorencendo a confiança... Experiências afectivas ficam para sempre portanto temos que criar momentos, laços e memórias Felizes.

Tudo o que descrivi anteriormente fazem parte da minha estratégia de acção para trabalhar a arquitetura e as fundações cerebrais do meu littleS. :) contribuindo assim para que seja uma criança feliz e um adulto sociável, inteligente valorizado e integrado no mundo.

Conjunto completo BogoletaCouture
* Bogoletas, já conheciam?? Eu descobri na Menina Manel a(quela) loja fantastica que tem sempre coisas novas e girissimas e onde somos sempre recebidos de forma especial! 
Este conjunto acenta que nem uma luva ao littleS. o curioso é que o espaço Bogoleta_Couture é da Trofa, terra do pai do littleS. e nós não sabíamos... acho que vamos ter que ir conhecer :) *
*MiMi*
 

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Um Monstro Chamado * CÓLICAS *

Felizmente o LittleS não teve Cólicas, mas este tema assusta a grande parte dos papás e portanto vamos lá fazer um post, (outro tema que tem "pano para mangas", tal e qual a AMAmentação)!  

até de beicinho é fofinho... Sou suspeita :)
A verdade é que para mim as Cólicas tem as costas largas e ficam com grande parte da culpa de choros incompreendidos, se não vejamos, as "criaturazinhas" quando nascem não sabem falar, certo? Então como querem que elas expressem as suas necessidades... Isso mesmo, só existe uma forma e essa é o CHORO (podem rever os post acerca do CHORO).

Eu como qualquer outra mãe tinha medo que o LittleS viesse a ter cólicas então li muito sobre o assunto para tentar compreender o que poderia fazer para minimizar o problema (ler antes do problema estar instalado ajuda-nos a ter mais discernimento no momento!!!)... Entre Dr. Karp, Dr. Mário Cordeiro, manual de massagem infantil IAIM e Crossing Fingers, lá nos safamos sem cólicas :) 

Vou deixar alguns pontos importantes que normalmente abordo nas Aulas de Preparação para o Nascimento, por onde me orientei e que eu acho importante que os pais saibam.

_Todos os Bebés Choram *O fantástico Reflexo do Choro * sem ele não sobreviveríamos

_As cólicas só surgem por volta dos 15 dias (até lá, existe grande  probabilidade que o seu bebé esteja a chorar por fome e mesmo nessa altura não se esqueçam do pico de crescimento pois o vosso bebé vai pedir mais vezes a mama, ou seja, vai CHORAR e não são CÓLICAS ele só tem FOME)!

_Na grande maioria das vezes as cólicas surgem por imaturidade intestinal ou cerebral e não tanto pelas outras razões (ar engolido, intolerância à lactose, alimentos ingeridos pela mãe (por favor quem amamenta não tem que restringir nada na sua dieta, comam de tudo!!!).

_As Cólicas podem ser "diagnosticadas" através da regra dos 3 
   *3h por dia, 
   *3dias por semana, 
   *3semanas seguidas. 
No entanto existem médicos que afirmam que, caso o bebé chore desconsoladamente e sem motivo aparente com bastante frequência terá Cólicas. Eu descordo, acho que o mais provável nestes casos é o bebé sentir-se "perdido e com medo" pela imaturidade e com a "cura do abraço" é bem provável que eles acalmem, podem reler o post Descodificador de bebés.

_Quando os bebés têm cólicas estas podem surgir durante a refeição ou imediatamente depois.

_Bebés com cólicas contorcem-se, gemem e só ficam aliviados depois de libertarem os gases ou mesmo depois de fazerem cócó

_O embalo apertado no colo juntamente com uma ligeira pressão abdominal ajuda acalmar os bebés.

_Os bebés com Cólicas "nascem" com cólicas não se sintam culpados.

_O terceiro filho de um casal tem a mesma probabilidade de ter cólicas como um primeiro filho.

_As cólicas são mais frequentes à noite (entre as 18h e as 6h da manhã).

_Existem muitas culturas em que os bebés nunca têm cólicas :) ( Como explicam isto??).

_Realizar massagem abdominal ou fazer o protocolo das cólicas ajuda a evitar o aparecimento destas (&).
*MiMi*

(&) Próximo post será como Intervir no Monstro das Cólicas :) agora vou dormir :)