terça-feira, 27 de outubro de 2015

O LittleS tem assas nos pés :)

Desde muito cedo que o pequeno quer estar de pé, nada de colinho deitado, nem muito tempo no berço, ele queria ver as coisas na posição vertical... Só durante a ginástica ou durante o tummytime é que consentia a posição horizontal mas mesmo assim por vezes não era fácil.. demorou algum tempo a rolar (totalmente) sobre si, mas assim que aprendeu foi um instante para se querer levantar, começou então a ter consciência corporal!! Nota importante: cada criança tem o seu timing para alcançar as diferentes etapas, não podemos fazer o mesmo nas mesmas alturas como diz o pediatra Dr. Mário Cordeiro as margens da "normalidade" são felizmente muito amplas.

Quando percebi que o #LittleS estava mesmo a tentar andar tive que me render e comprar uns sapatos, andei a protelar primeiro, porque não queria assumir que o meu LittleS estava efectivamente a crescer e a tornar-se autônomo, depois porque faz-me imensa confusão ver crianças de colo com sapatos que não fazem falta nenhuma apenas causam desconforto ou enfeitam (ora pensem lá, qual é a primeira coisa que fazem assim que chegam a casa?? Isso mesmo, tiram os sapatos! Porque raio havemos nós de "chatear" as crianças com os sapatos antes do tempo?).

Existem estudos que dizem que as crianças deveriam andar regularmente descalças pois os pés são uma ferramenta cognitiva importante, em certas situações bem mais eficazes que as mãos, estimulando assim a motricidade com os pés descalços.
Desta forma os primeiros passos devem ser dados sem sapatos, o pé descalço em contacto com o chão aumenta a sensibilidade do bebé e ajuda-o no processo de desenvolvimento motor, fortalecendo os músculos e aumentando o equilíbrio.

Nesta altura por aqui andamos descalços em casa e calçados na rua!  Ficam as algumas dicas:

 - o melhor calçado para os bebés é… andarem descalços! 
 - O pé descalço em contacto com o chão aumenta a sensibilidade do bebé e ajuda-o no processo de desenvolvimento motor, fortalecendo os músculos e aumentando o equilíbrio.
- as solas dos primeiros sapatos do bebé devem ser macias, chamados sapatos pré-andantes. Certifique-se de que pode dobrá-los e torcê-los em todas as direcções e até mesmo sentir os dedos do bebé através do sapato. No entanto, a sola deve ser suficientemente grossa para poder amortizar os desníveis do chão.
- os sapatos devem ser confortáveis e devem ter a sola antiderrapante para evitar quedas.
- o sapato deve ser ligeiramente mais alto na parte de trás e deve ser reforçado na zona do calcanhar, para garantir que o bebé tem maior estabilidade no andar.
- a biqueira do sapato deve ser alta, não impedindo o movimento dos dedos e com um reforço que proteja os dedos de pancadas ocasionais.
- o sapato deve ser flexível e leve de modo a não cansar os músculos frágeis do bebé.
- A sola interior do sapato só deve ter um formato ergonómico a partir dos 3/4 anos, altura em que se forma naturalmente o arco do pé.
- os sapatos devem ser respiráveis: de couro, tecido ou lona garantem que o ar circula. Além disso, estes materiais são mais flexíveis e permitem um melhor apoio aos pés. Evite materiais sintéticos que não deixam o pé respirar, por mais que seja difícil resistir ao modelo!
- Faça o teste do polegar. Deve existir um espaço igual à largura do polegar da criança entre a extremidade do sapato e o final do dedo do pé mais longo. 
- o calçado deve possuir velcros ou cordões, pois só desta forma se consegue ajustar a pressão, evitando que fique demasiado justo ao pé. 
Sapatinhos Moleke disponíveis na Menina Manel
O LittleS tem assas nos pés ....



terça-feira, 20 de outubro de 2015

_Partilhar com Alegria, é o que fazemos!!

Partilhar com alegria é o que fazemos... Sim plural fazemos!! 
Eu e uns tantos profissionais de saúde da área de obstetrícia e pediatria volta e meia juntamo-nos para fazer o que mais gosta,  Partilhar conhecimentos COM ALEGRIA:)no Hospital Privado de Alfena.
 
É engraçado ver como um dos momentos mais importantes (se não o mais importante) da vida de uma pessoa é trabalhado por uma equipe multidisciplinar que em harmonia, tenta passar um bocadinho dos conhecimentos que tem, ajudando dessa forma os papás a viver este momento com serenidade! 
 
Mas mais importante que esses dias em que "Partilhamos com Alegria" são todos os outros onde privamos com os casais e vamos estabelecendo laços que nos fazem vibrar com o nascimento e crescimento de cada bebé como se tratasse de um familiar.
 
Se nunca foram aos nossos workshops, "festas" ou aulas de preparação para o nascimento recomendo que o façam... ficam as imagens do Workshop que houve no inicio de Outubro e do aniversário do nosso espaço "MiMinhos de Leite" que criamos no âmbito das comemorações da semana de aleitamento materno!! Recebemos futuros papás, reencontramos outros já com mais bebés a caminho e somos presenteados com papás que contam a experiencia deles...
Haja algeria
Falto Eu :) aqui na imagem
Enfª. Filipa, Drº. Vasco,  Terapeuta Nádia e Drª Maria Manuel Sampaio
Enf.ª Especialista em Saúde Materna, Pediatra, Fisioterapeuta e Obstetra

Comemoração do aniversário do espaço "MiMinhos de Leite"


Mamãs queridas que deram o testemunho delas :)
*MiMI*
 

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Fizemos as malas e deixamos os passaportes em casa :)

Ainda se lembram do post das nossas férias... aqui está ele!!
*
Nas primeiras férias a três fomos conhecer hotéis bem agradáveis que já andava a namorar bem antes do LittleS nascer e que no final se revelaram baby friendly! O destino final era o Algarve mas até lá passamos por Porto de Mós e Montemor-o-Novo. Fica o roteiro fotográfico.


A primeira paragem foi então no coração do parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros no Cooking and Nature - Emocional Hotel. Neste hotel a tranquilidade ganha elegância. Os 12 quartos são todos diferentes e o ambiente é bastante familiar (* os pinguis da primeira imagem são do tecto do nosso quarto :) ). Este hotel oferece ainda a opção de uma aula de cozinha onde os chefes somos nós, no caso o chefe foi o marido ...


aqui o littleS surpreso com o pai na cozinha :)
 Depois de dois dias bem passados no ribatejo descemos mais um pouco até ao alentejo... o hotel onde ficamos chama-se L´and Vineyards resort, simplesmente divinal ... Desde a arquitetura até à gastronomia! Os quartos tem tectos que abrem para dormirmos sob as estrelas, as lareiras exteriores fazem com que o crepitar da madeira se misture com os sons da natureza levando-nos para outra dimensão e por fim o restaurante premeado com 1 estrela Michelin faz com que a expressão "heavan on earth" ganhe sentido... Definitivamente apaixonada por este hotel.
*Jardim Bom*
*o quarto*
noites apetecíveis 

Restaurante BabyFriendly (mesmo) com 1 estrela Michelin
depois da prova de vinhos_
o melhor de mim _ LittleS
Depois de uns dia bem passados pelo o Alentejo lá chegamos ao Algarve... desta feita ficamos no Salgados Palm Village perfeito para famílias com crianças. Entre passeios matinais até à praia e banhos de sol na piscina (quando o baby dormia) fomos descansando e carregando energias para o regresso ao trabalho e para a festa do LittleS.



 Espero ter despertado a curiosidade em vocês com os locais que visitei, mas mais importante de que ir é estar... Independentemente do sitio que escolhêssemos nas nossas primeiras férias a 3 iria ser inesquecível, tal como foi, porque o tempo não volta atrás e criar momentos felizes só depende de cada um de nós onde quer que estejamos...
*mImI*


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Pormenores do Batizado _ pelas camêras dos convidados

 
 O post de hoje será feito com imagens que os amigos captaram e que retratam muito da alegria que se viveu no passado domingo... São fotografias simples mas com muito significado. Através delas irei descrever pormenores que fizeram a diferença e que tornaram o batizado do LittleS. tão especial.

concha _ da mamã e papá
Roca _ mimo da madrinha
Tabuleiro _ mimo da avó
Medalha _ mimo da tia pimpa


Prendinhas _ Santinho com oração do Anjo da guarda * uma dezena * um sabonete com cheirinho a bebé _ registo da #tiapimpa

As três fotos seguintes mostram a roupinha que o LittleS usou ao longo do dia.... Podem achar um exagero mas para o normal dele, duas (sim, porque o vestido foi mesmo só para a cerimónia) não é nada!!!
vestidinho de família _ Mimo da avó paterna #fotodatiapimpa
agora de Fofo no colo da madrinha _ mimo2 da avó paterna #fotodotioPi

No final do dia vestiu o fofo Maria Bianca disponivel na Menina Manel pois está claro! Aqui ao colo da #tiaSu  
Eu usei um só vestido :) bem confortável escolhido desde de Maio para este dia tão importante. O cabelo foi da autoria do Alfredo Miranda e ficou um mimo...
Vestido e sapatos  Elisabetta Franchi colecção de verão2015 #fotodamartinha
cabelo_hairstylist Alfredo Miranda Ferreira :)
O littleS esteve sempre bem disposto andou de colo em colo a fazer as delicias dos convidados...

A sorrir para o pai _ aqui com a ala feminina de um grupo de amigos para a vida #Duros
O design da mesa como já referi foi da responsabilidade Maria Pipa. O tema do convite deu o mote para a decoração e uma pitada de romantismo fez com que o resultado final ficasse bem ao meu gosto.
Mesa do bolo foto da #madrinhaAna
o ator principal do tema da festa não podia faltar no topo do bolo


:)
Mesa das ofertas _ aqui sem o livro das mensagens
as mensagens do livro tiveram direito a registo fotográfico :) foto da #ritinha
pormenores das mesas da "tenda" SetLounge
surpresa da noite _ balões com Led_ o baby adorou*
O local escolhido foi bem diferente do normal para um batizado, mas a vontade de trazer os familiares para junto de nós falou mais alto e a verdade é que surpreendeu todos pela positiva... O SetLounge revelou-se um local bem acolhedor e divertido, o serviço foi muito bom e os convidados sentiram-se em casa :) tal como pretendíamos.
SetLounge by night
E foi assim,  um dia que se tornou inesquecível e tornou a vida de cada uma das pessoas que o partilharam connosco mais encantada.
**MiMi**