domingo, 15 de março de 2015

Estímulos para o DesenVolviMenTo * Nem MuiTO _ NeM pOuCo*

Estimular brincando e "vínculando"!
Adoro estar com o little S. e quando digo estar, refiro-me a estar SÓ para ele... ter aquele tempinho só nosso sem pensar em horas, casa, roupa, comida ou outras coisas "básicas e domésticas" que todas nós mães/mulheres sabemos tão bem fazer ao mesmo tempo, no entanto é bom saberem que as actividades do dia a dia são fantásticas no que diz respeito à estimulação e integração do bebé.


LittleSunshine_my.King_
Um dos maiores estímulos ao desenvolvimento das nossas "criaturazinhas" é a relação que estabelecem connosco, portanto não temos que nos preocupar assim tanto com as actividades XPTO, devemos ser nós próprios, falarrirexplicar, ensinar e acima de tudo AMAR... Na verdade eles são os nossos professores! Estudos mostram que uma das principais causas de deficit cognitivo e psicomotor é mesmo a carência afectiva e abandono! 
Descobriu as Mãos _ tal como dizem os Livros _ :)
Neste jogo de estimulo e desenvolvimento temos que ter especial atenção aos sinais que as nossas "criaturazinhas" nos dão, porque chega um momento em que dão o grito de ipiranga e quase que pedem por favor para pararmos. Esta situação pode acontecer quando há um excesso de informação (cor, barulho, estimulo) associada a cansaço e fome (hipoglicemia, "Tu não és Tu quando tens Fome")... E os problemas começam quando a informação que eles nos dão acerca do cansaço não é logo interpretada levando-os a um estado de irritação que não aceitam o colo ou afecto dos pais, juntando-se choro continuo e descoordenação motora!! A solução passa por dormirem mas devido à agitação não conseguem adormecer ("When you feel so tirei but you can´t sleep" :)). No inicio 10/15 min de actividades (massagem, ginástica, conversas...)é o suficiente mais do que isso pode chatea-los! Não se esqueçam que os bebés absorvem a informação toda muito rapidamente e depois precisam de dormir para a "meditar e arquivar" tudo!

O LittleS. hoje em dia aguenta muito mais tempo de actividade mas tem que estar receptivo, quando não quer nem vale a pena insistir (o pequeno já faz valer a sua vontade) o mesmo acontece  quando se cansa da "brincadeira".... o melhor que tenho a fazer é parar!

**MiMi**

Sem comentários:

Enviar um comentário