sábado, 13 de junho de 2015

O sOno aOs 5MeSes e quarTo do LittleS à EsPeRa DELE....

Dorme que nem um Anjo :)
Até então não tenho o que apontar ao LittleS., dorme e deixa dormir. Mas o tempo está a passar rápido de mais e (pelos vistos) está na altura de (pensar) em coloca-lo no seu quarto! OMG ele ainda é tão pequenino e está tão bem ao pé de mim! 
Adoro vê-lo no berço que a vovó Lala ofereceu e que idealizei com tanto amor, mas o momento é agora!!! Tem mesmo que ser para evitar a fase da "ansiedade da separação", que ocorre por volta dos 8/9 meses, no entanto é preciso ter alguma atenção porque aos 5 meses pode haver algumas alterações no padrão do sono!!


Por ser um momento de mudança decidi escrever este post que serve para alertar os papás das alterações que ocorrem no sono das criaturazinhas e que podem fazer com que deixem de ser anjinhos a dormir (eu até estou com medo)!

Assim por volta dos 5 meses alguns bebés tem dificuldade em conciliar (interligar) o sono podendo acordar várias vezes ao longo da noite... é nesta altura que os ciclos de sono dos bebés se alteram (sendo a quantidade total de horas de sono superior à dos adultos). 
O ciclo do sono das crianças é diferente do ciclo dos adultos, este repete-se ao longo da noite, passando de sono profundo a sono ligeiro entre uma a três vezes/noite. Para além de que a duração média em cada período é inferior à nossa e é nestas alturas que as criturazinhas podem acordar (o ciclo de sono do bebé é em média 45 minutos) não fazendo a  conciliação do sono.

Como devemos fazer no caso da CriaturaZinha ACOrDar a meio da noite??

_Acalmá-lo, colocando a chupeta (se não se acalmar com a chupeta pode ser sinal de fome ou sede, nos dias de calor é bem provável que seja sede. DICA: Coloquem um biberão de água por perto ou ofereçam antes de adormecerem;
_Acaricia-lo tocar no corpo sem o retirar do berço (assim tb vemos se está com calor, frio ou até se está molhado...);
_Nunca deixe o bebé chorar sem lhes dar atenção;
_Nunca dê soníferos, nem charopes, nem gotas porque actua sobre o sistema nervoso central do bebé precisamente quando está em actividade a fase de desenvolvimento da inteligência e da personalidade;

Podemos ainda ajudar o bebé a dormir...

_No momento em que está acordado devemos proporcionar actividades interessantes (coloca-lo a brincar no ginásio, interagir com o bebé, passear, falar e fazer jogos com eles...) ;
_As actividades deverão diminuir de intensidade à medida que a hora de dormir se aproxima;
_Criar a rotina do sono :) por exemplo: Dar-lhe banho, ler uma história, alimenta-lo e coloca-lo ainda acordado no berço com uma música calma e um objecto familiar por perto (no nosso caso é a naninha :) )
_Ao contrario do que possam imaginar as sesta durante o dia (1/2h pela manhã e tarde) são extremamente importantes pois o sono do dia é uma preparação para melhorar e consolidar o da noite. Portanto está errado cansa-los durante o dia para dormirem melhor à noite. 
_Não mude a posição que naturalmente adopta para dormir, pois sente-se mais seguro e confortáveis na sua própria postura. 

A dar o meu melhor como #MiMiMummy


Sem comentários:

Enviar um comentário