terça-feira, 5 de novembro de 2013

* Para que haja magia na Gravidez e não só... :) *


A maternidade hoje em dia é um projeto de vida para o casal, e como todos os projetos são, pensados desejados e planeados, o problema é que a maternidade é um mundo imprevisível onde reinam diferentes sentimentos, medos, desejos e sonhos, tornando-se portanto, um momento de insegurança.

Na sociedade de hoje e devido às mudanças demográficas são cada vez menos as experiências familiares de maternidade tornando-se imperioso as aulas de preparação para o parto e parentalidade para que vivência da gravidez e do papel parental aconteça da forma mais natural possivel.

É com, imenso prazer que faço parto de um desses projetos, onde partilho com casais, as dúvidas, medos e anseios que esta fase encantada traz. O curso ministrado intitula-se “Aulas de Preparação para o Nascimento”, pois não falamos apenas do momento do parto, nem só dos cuidados ao bebé, falamos sobre o que o nascimento de um filho implica e nas situações que surgem com o nascimento de "uma nova" família.


Magic Moments
O interessante destas sessões é que são aproximadamente 90 minutos de interação, emoções e aprendizagem mútua em que a troca de informações torna os  futuros pais mais fortes  e confiantes dando-lhes competências para enfrentar o futuro... E o melhor de tudo é que muito do que acontece nesses 90min mágicos não vem escrito nos livros, porque eu e a minha “partner" Pimpa, tentamos personalizar cada sessão para cada um dos nossos grupos de formandos, dando sempre exemplos reais das situações e sabem que mais?? We Love IT....

Esta última sessão foi sem dúvida exemplo disso, pois tivemos a pediatra CP a enriquecer a APN onde mais uma vez tentamos ilustrar a realidade da maternidade, do pós-parto e das dificuldades inerentes de ter uma "criaturaZinha" cheirosa_mas_barulhenta_lá_por_casa, que vem sem o botão off e parece que fica mais activa quando  deixa a maternidade e instala-se em casa! 

Nesta sessão tentamos antecipar problemas  e tentamos mostrar o que era suposto vir no "livro de instruções do bebé" no momento do nascimento,  mas que infelizmente não vem. Falamos sobre a fantástica técnica que é a:  "tentativa_erro", pois é através dela que pode surgir uma coisa que se chama _Vinculação e que vai levar à Cumplicidade  e posteriormente Compreensão Automática e consequentemente à Satisfação das necessidades das "criaturaZinhas" e à satisfação pessoal dos pais...

A ideia das APN é falar no presente sobre o futuro desconhecido, fazendo com que esse futuro seja vivido com calma, segurança e confiança, dando mais tempo para  trabalharem competências parentais e depois vivenciar o que de melhor  uma “CriaturaZinha” pode trazer!
 









*MiMi*

Sem comentários:

Enviar um comentário