sexta-feira, 30 de maio de 2014

#HelpingMoms _ Rastreio Pré-Natal #Harmony



Na passada quinta-feira fui até à igreja da Lapa ver a apresentação do novo produto da Criobaby, rasterio pré-natal, Harmony Prenatal Test. Este teste consiste numa análise não invasiva que deteta as trissomias fetais mais comuns a partir das 10 semanas de gravidez. Baseia-se na análise de ADN fetal presente no sangue materno. 



No 1º trimestre o que está preconizado é a realização do rastreio combinado, que deve acontecer entre a 11ª e a 13ª semana + 6 dias da data da última menstruação, com um exame ecográfico e um teste sanguíneo. O resultado obtido neste exame vai nos dizer o grau de risco (probabilidade) para a existência no feto da Trissomia 21 (Síndrome de Down), Trissomia 18 (Síndrome de Edwards) e Trissomia 13 (Síndrome de Patau), conforme o risco pode ser sugerido a realização de amniocentese.
A amniocentese consiste na obtenção de uma amostra de líquido amniótico, através de uma punção na parede abdominal da mãe guiada por uma ecografia para que o especialista possa dirigir a agulha com precisão, sem risco de lesionar o feto ou a placenta. Este exame é normalmente efetuado sob a prévia administração de anestesia local. O líquido amniótico contém células do bebé, as quais permitirão, após algum tempo de cultura, o estudo dos cromossomas.

Através deste novo método podemos obter resultados mais especificos sem o recurso a técnicas invasivas com resultados mais rápidos.... Através da colheita de sangue materno conseguimos detectar todos os casos de Trissomia 21, Trissomia 13, Trissomia 18, Monossomia e Triploidia do cromossoma X, utilizando ADN livre fetal presente no sangue materno. Os resultados garantem 100% de especificidade e sensibilidade, não se obtendo falsos negativos nem falsos positivos.... O que para mim parece ser um avanço fantástico, tendo em consideração os receios, medos e ansiedade que as mamãs vivem quando existem resultados ambíguos nos testes convencionais.

Assim as vantagens que este novo teste trouxe são: 

- Maior fiabilidade

  • Sensibilidade superiror a 99% no rastreio de trissomia 21 (Síndrome de Down).

- Não invasivo

  • Sem riscos de aborto espontâneo ou infeção intrauterina.
  • O teste realiza-se com uma simples análise ao sangue, sem riscos para a mãe ou para o bebé.

- Deteção precoce

  • Este exame pode realizar-se a partir da 10ª semana de gestação (1º trimestre).
  • Podem descobrir o sexo do bebé.



No entanto, nem tudo é perfeito este teste ainda tem um preço elevado, custa 495 € (a verdade é que já custou muito mais, cerca de 700 €), o que para os comuns mortais no país das contenções ainda é significarivo. Espero sinceramente que o valor diminua mais porque sem dúvida é uma inovação que deveria estar disponivel para todos.

Deixo um video acerca do Harmony Test..... 


Agradeço o convite para descobrir mais acerca das novidades do mercado capazes de ajudar verdadeiramente os futuros papás!.... 
Parabéns à Criobaby !!! ** 

**MiMi**

Sem comentários:

Enviar um comentário