quarta-feira, 14 de maio de 2014

#MassagemInfAntiL_By MiMi_última Sessão


Trevos da Lininha*
Mais um ciclo terminado... 5 semanas de convívio a ver papás e filhotes evoluir!

Estes bebés são os Sortudos, pois os papás tiveram a iniciativa de aprender acerca da Massagem infantil no sentido de otimizar o desenvolvimento dos filhotes... um gesto simples  que vai permitir mais amor e confiança na relação!

Como já falei em Posts anteriores a Massagem Infantil é preciosa para a compreensão das necessidades dos vossos pequenotes, fortalecendo laços de confiança e amor. Através desta trabalhamos a vinculação que é um "tradutor" de muitos olhares, choros e sons....

Relativamente à sessão de ontem, a palavra de ordem foi #papáéquemfaz... Foi delicioso ver os papás presentes empenhados e completamente obsorvidos pelos seus rebentos.



Nesta sessão fizemos um apanhado de algumas das técnicas leccionadas.... A Ginástica ganhou mais adeptos mas a massagem às pernas mantêm o TOP de preferências, sempre com o momento alto na ladainha " Dedo Mindinho...Seu vizinho!!", conhecem?


Nesta última sessão falamos ainda acerca da importância da leitura... Sabiam que devem incutir desde logo o hábito de leitura?? Pois é verdade.... :) A partir do momento em que o pequeno começa a pegar em objetos, podemos porporcionar brincadeiras com livros no quotidiano o pequenote.
A hora do banho é uma boa oportunidade para o bebé se habituar aos livros, existem livros de plástico ideais para essas horas. Assim o bebé vai associar o livro ao momento prazeroso do banho e vai recordar com um evento positivo.

Nunca se esqueçam que as crianças são seres muito curiosos, por isso vão querer explorar... vão manusear os livros, sejam eles de plástico, pano, papel ou musicais. Através desta interacção os pequenos estão a ampliar o vocabulário e imaginação e não só, através da Leitura estamos a:

  • Construir um vínculo afetivo maior: dentro ou fora da barriga, o ato da leitura pode ser um momento de sensação de conforto e carinho para o bebé. A atenção que dispensamos a ele é importante para que os laços de confiança e amor possam ser construídos.
  • Desenvolvimento da linguagem: a entonação e modulação de voz que usamos quando lemos são diferentes da que usamos quando conversamos. Isso indica para o bebé que deve haver uma diferença entre esses registros verbais. É claro que ele ainda não compreende as estruturas gramaticais propriamente ditas, mas já consegue entender que a língua tem diferentes nuances e isso é fundamental para o desenvolvimento e aquisição da linguagem.
  • Apresentação de um bom hábito: quando lemos para o bebé, ensinamos que isso é um tipo de atividade das ações humanas. Quanto mais prazeroso e significativo for o momento, maior a probabilidade de que ele também goste desse habito quando crescer.
  • Aprender a escutar: num mundo em que quase tudo parece levar pilhas e baterias e que objeto para criança é sinônimo de coisa que pisca ou faz barulho, ensinar a criança a simplesmente escutar é uma verdadeira dádiva! O exercício e a utilização da concentração, atenção e memória será necessário por toda sua vida.

*Pequenas gestos de AMOR Hoje... Grandes Amanhã*

*MiMi* #MassagemInfatil_By MiMi

1 comentário:

  1. Olá Mimi :)

    Venho aqui agradecer todo o carinho e dedicação prestada ao longo destas semanas. A massagem foi sem duvida uma mais valia para a nossa filha, e vê se uma evolução incrível na interacção que ela tem connosco e também quanto às cólicas que a chateavam imenso.
    Obrigada, beijinhos
    Elsa

    ResponderEliminar