sexta-feira, 9 de maio de 2014

Importância das Sestas_ Massagem Infantil


Aqui está o post prometido!! Como já expliquei anteriormente a sessão de massagem ao bebé termina sempre com um tema teórico, desta vez falamos acerca da importância das sestas nos bebés! Mas não posso iniciar este tema sem falar na importância da rotinas no dia-a-dia dos vosso pequenotes!

*a nossa bem disposta*
É importante falar na Rotina do dia-a-dia do vosso filho porque a sesta não é mais do que um momento de rotina que ele vai interiorizar, antecipar e que o vai ajuda a crescer.  Ao estabelecer rotinas consistente eadequadas, vocês pais, estão a favorecer a confiança e segurança do vosso bebé no mundo que o rodeia. Estão a permitir que ele tenha uma maior  organização cognitiva das vivências do dia-a-dia, favorecendo a aprendizagem.

Pex. Acordar-Comer-Brincar/interagir-Dormir_a_sesta-Comer-Brincar-Dormir_a_Sesta-Acordar-Tomar_banho-MASSAJAR-Comer_Ir_para_a_Cama...

Se essa rotina se realizar sempre à mesma hora estão a permitir que o vosso pequenote antecipe o que vai acontecer, dando-lhe assim confiança, pois vai ver as suas necessidades satisfeitas sentindo-se assim num ambiente Seguro.
Estão a ficar Crescidos os nossos pequenos*
Mas afinal qual é a importância das Sestas??
As sestas são uma fonte importante de quociente de eficiência do sono que o bebé precisa para se desenvolver normalmente.

As sestas vão influenciar a qualidade do sono da noite, portanto ensinar a dormir de dia torna-se primordial. Sabia que através Sestas o seu bebé:

- reorganiza o funcional do sistema nervoso central;
- recupera do cansaço físico;
- agiliza a memória e a aprendizagem que ajudam a criança a desenvolver-se saudavelmente;
- permite que o cérebro trabalhe no sentido de consolidar as mudanças motivacionais do sistema nervoso central.

E como podem estabelecer a rotina das sestas nos vossos pequenotes??
• Deixe que o bebé adormeça sempre no mesmo lugar. Idealmente, ele deveria fazer a sesta no local onde dorme à noite, para associar o sono a um local em particular. Naturalmente, pode ainda fazer a sesta no carro ou na cadeira de passeio se estiverem fora de casa, mas tente dar-lhe a oportunidade de dormir no mesmo local na maioria das vezes. Quando o bebé for para um infantário ou uma ama, a sesta deve ser no mesmo sítio, nos dias em que está em casa.
• À semelhança da hora de ir dormir à noite, passe alguns momentos tranquilos com o bebé antes da sesta. Corra as cortinas, leia um livro ou cante uma canção de embalar para lhe indicar que a hora da sesta está próxima.
• Ponha o bebé a dormir quando ele estiver cansado. Um erro comum de muitos pais é esperarem demasiado para deitarem o bebé para a sesta. Há normalmente uma janela de oportunidade para o bebé adormecer fácil e rapidamente. Se esperar demasiado, o bebé ficará excessivamente cansado e terá mais dificuldade em adormecer. Aprenda a interpretar os sinais do bebé. Alguns bebés esfregam os olhos enquanto outros ficam agitados ou olham para o infinito. Logo que o bebé mostre sinais de cansaço, ponha-o na cama para dormir um pouco.
• Tente ensinar o bebé a adormecer sozinho. Cerca dos três meses de idade, o bebé deve começar a aprender a acalmar-se sozinho até adormecer, quer seja chuchando no polegar, acariciando uma fralda de pano ou um brinquedo favorito, ou simplesmente deixando-se adormecer. Comece a dar ao seu bebé a oportunidade de adormecer sozinho em vez de o embalar ou lhe dar de mamar até a sonolência se instalar. Quando a criança aprender a ser autónoma, verá que até fará sestas mais longas.
Ajudar o bebé a desenvolver bons hábitos de sono requer paciência mas, se os conseguir estabelecer precocemente, isso ajudá-lo-á a dormir muito nos meses e anos futuros.

NOTA :
Este post foi baseados em artigos publicados pela: 
Psicóloga Clínica Ana Amaro Trindade e Especialista em Ritmos de Sono do Bebé Carolina Albino
 **MiMi**

Sem comentários:

Enviar um comentário