terça-feira, 14 de outubro de 2014

Até para o Ano *Miminhos de Leite*

Até para o ano :)
Foi no passado sábado que se realizou mais um evento no HPAV, tal como já vos havia falado...  Comemorou-se o Primeiro Aniversário do Espaço Miminhos de Leite, que não foi mais do que o mote para a comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno....

Foi com muita satisfação que estive presente nesta "mini-palestra" acompanhada pela Enfª. Rita e pela Drª. Clara, pois de certa forma fomos as "mentoras" deste espaço... Foi igualmente um enorme prazer voltar a privar com as mamãs, papás e seus rebentos, pois a presença  destes  não é mais do que o reconhecimento do esforço de toda a equipe do piso 4 (e não só). OBRIGADA!!


A palestrar tivemos o Drª. Ricardo Bianchi, com uma apresentação fantástica e esclarecedora acerca da importância do aleitamento materno durante os primeiros 6 meses de vida, assim como a introdução de novos alimentos no primeiro ano de vida.  

O momento alto da sessão foi o testemunho de duas mamãs acerca das vivências da amamentação. Estas falaram das dificuldades que sentiram e sentem... no prazer e satisfação que é saberem que a amamentação é "uma vitória para a vida" com todos os benefícios inerentes... Constaram e reforçaram ainda que a dúvida está muitas vezes presentes, não só no pensamento delas como no seio familiar. Incentivando e alertando assim as futuras mamãs para a importância do esclarecimento e conhecimento das etapas/técnicas de amamentação. 

Em suma, e segundo o testemunho  da mamã do D. e da mamã da pequena C. a persistência, certeza e vontade são fundamentais para conseguirem ultrapassar todos os "ruídos externos" que colocam em causa a amamentação, só porque o bebé chora "mais" um pouco... Salientaram ainda que a sensação de Vitória e Satisfação é imensa quando, nas consultas de rotina o peso do bebé fala por si e  demostra que afinal o resultado de todo esforço e empenho é evidente.

Deixo o registo fotográfico da tarde de sábado, começando no entanto com uma pequena recordação do ano passado no dia de inauguração do espaço Miminhos de Leite*.

Há um ano foi assim:
Há um ano foi assim *
Na próxima imagem temos a mamã do pequeno D. com a sua espontaneidade e alegria.


em imagem de fundo temos a mamã a amamentar no espaço Miminhos de Leite. Actualemente D. com 4meses
Segue-se a mamã da pequena C. com a insegurança normal dos primeiros 15 dias, mas com muita força de vontade e energia (nem parece que para ela as noites também são dia).


As próximas imagens mostro alguns dos nossos pequenotes assim como o bolo da nossa festinha... <3 
*sou apaixonada por esta princesa* I.
*Meninas do papá* L&J
*um queriduxo mimado com toda a certeza* D. 
*Literalmente Pequenina* C.



**MiMi**

Sem comentários:

Enviar um comentário