domingo, 12 de outubro de 2014

Descodificador de Bebés!!!

_ Descodificar os Nossos Bebés _ 

O interesse por este tema é mais que evidente (ou não fosse eu #Midwife), mas agora com a chegada do Little S. as coisas começam a ganhar outra perspectiva e as teorias a misturam-se!!

esta é a minha grande dúvida... mas já falta pouco!!
Hoje partilharam comigo um texto bem interessante do famoso Dr. Karp e não podia deixar de partilhar convosco... Os bebés têm Botão de desligar? 
Por causa deste artigo alterei o tema de hoje do blog e estou ansiosa por ler o novo livro do Dr. Karp, "O bebé mais feliz do Mundo".

No texto partilhado existem alguns pontos essências que habitualmente abordo nas APN e que nunca é demais relembrar, assim como apresentação do video com a técnica "a cura do abraço", espero que gostem.

Alguns dos princípios a reter para que o seu bebé se sinta amado e compreendido, são:
- O bebé quando nasce é tão imaturo que precisava de mais tempo no útero da mãe. Por isso o silêncio muitas vezes pode assustar os bebés que sentem falta do "ruído" constante do organismo da mãe, assim como sentem falta do aconchego e embalo que tiveram durante 40 semanas. O sling, o colo, a contenção ou embalo pode ser uma boa opção... Dêem colo e não se preocupem com a disciplina durante 6 meses. 

- O choro é a linguagem do bebé, chorar é portanto normal... O importante é compreender o que leva o bebé a chorar, será que tem fome, sono, a fralda suja, frio/calor, será que está cansado?? Compreender e intervir correctamente faz com que este veja as suas necessidades satisfeitas e sinta mais confiança nos pais, que por sua vez ganham mais confiança neles próprios.

- Quando o choro não é explicado surge sempre um culpado... As Cólicas! Mas as cólicas só surgem por volta do 15º dia de vida e o choro começa desde logo, é portanto importante compreender o que desencadeia o choro e não atribuir logo culpados.

- As mães são excepcionais a amamentar, mas os pais têm mais facilidade do que elas a embrulhar os seus bebés, apertando-os com a força ideal, e a abaná-los com um vigor que falta às mulheres.

- Os pais nesta altura precisam de ajuda, não devêm criar um filho sozinhos. No passado, a família ajudava e é nesta altura que vocês mais precisam de apoio nas tarefas do dia-a-dia que ficam descoordenadas com a chegada do novo elemento (que por sua vez ocupa a maior parte do tempo). Não se sin­tam culpados por pedirem ajuda.

- "A técnica do abraço" não é mais que a utilização de 5 passos onde estão presentes: 


  • a contenção (toque continuo e suporte que o bebé experimentou ainda no útero).
  • a posição lateral (esquerda ajuda na na digestão enquanto que a posição ventral fornece apoio e tranquiliza).

  • o embalo - (movimentos de balanço que estavam presente na vida in útero).
  • o Shee - (imita o ambiente in útero do som sibilante contínuo feito pelo sangue que flui através das artérias.
  • e a sucção - (reflexo calmante).


**MiMi**



Sem comentários:

Enviar um comentário