quarta-feira, 22 de abril de 2015

AMAmentaÇão _ Finalmente

Passados 4 meses do nascimento do LittleS. vou finalmente falar acerca da #AMAmentação, vai ser um abordagem breve e não muito maçuda, sim porque este tema tem "pano para mangas" e por norma ocupa duas sessões das Aulas de Preparação para o Nascimento ... 
ainda no recobro _amamentar o mais precocemente possível é a nossa filosofia e eu não fui excepção_
Neste post vou falar como #MiMiMidWife  mas  sempre dando apontamentos acerca da minha experiência como #MiMiMummy. Alimentar o nosso filho é sem duvida um dos grandes prazeres que a maternidade nos dá, no entanto temos que ser fortes, devemos estar informadas e certas do que queremos, porque da mesma forma que a nossa barriga quando grávidas é propriedade publica também a amamentação é tema de  domínio publico, todos tem sempre algo a dizer e todos sabem sempre mais do que nós....

_Primeiro conselho que dou a quem ainda está grávida, apesar da Amamentação ser um processo Fisiológico ele tem que ser apreendido, portanto leiam muito ou procurem informação, vai vos facilitar bastante o processo, vocês nunca amamentaram antes (mães de primeira viagem como eu) nem o vosso filho precisou de mamar! 

Ter consciência do que queremos e das dificuldades que vamos encontrar são meio caminho para um desfecho feliz.

_Já devem saber mas nunca é demais reforçar que o leite materno é o melhor alimento para o bebé podendo ser exclusivo até aos 6 meses de idade. O leite materno é o alimento mais completo, natural e adequado às necessidades do seu filho. 
#littleS tão Little mas tão despachado * 1ºdia *
As vantagens do leite materno para o RN são imensas, vou salientar algumas:
  • Favorece a maturação intestinal (uma das principais causas das cólicas é a imaturidade intestinal. Uma Nota importante: as Cólicas só surgem por volta dos 15 dias... Repito 15 DIAS até lá não são cólicas, ok?!!! Provavelmente o vosso bebé chora por fome ... );
  • Diminui risco de Síndrome de Morte Súbita;
  • Desenvolve as mandíbulas e os músculos faciais (importante para as etapas seguintes, por exemplo: quando iniciamos a introdução de alimentos sólidos ou mesmo para o inicio da fala);
  • O leite materno contém factores imunológicos;
  • Melhora o desempenho cognitivo.
Alimentar o nosso baby também tem vantagens para nós, tais como:
  • Diminuição do risco de ocorrência de cancro do ovário, útero e mama;
  • Ajuda na recuperação fisica (ADORO este);
  • Promove a vinculação ajudando a estabelecer o papel materno (AMO este)...

O aleitamento materno traz também benefícios para o casal:
  • O pai não tem que acordar de noite para aquecer o biberon :), logo vai estar bem disposto;
  • O pai não vai executar mal a técnica, porque somos nós que a fazemos :)
  • E o mais importante, O PAI nos primeiros dias tem que ser o mediador dos ruídos e da poluição sonora que vai existir! O nosso companheiro tem que ser o nosso principal aliado quando temos dificuldades na técnica ou em mandar "calar" as pessoas sábias que em vez de ajudar estão a stressar!
UPSSS.... já me estou alongar!! Gosto tanto deste tema que apetece-me escrever tudo :)

Para facilitar vou deixar DICAS!!

1. NÃO EXISTE LEITE FRACO :) Nunca se esqueçam disto! Todas nós somos capazes de produzir leite de boa qualidade podemos é produzir menor quantidade... para combater isso devemos oferecer mais vezes a mama. Quanto mais vezes o bebé mamar mais leite produz (a sucção estimula a produção leite), o cansaço assim como a hidratação são outros factores que influênciam a produção de leite. Beba bastante água e descanse sempre que puder, não faça sala às visitas nem queira ser empregada domestica 24h.

2. Os bebés quando nascem não precisam de muito leite (muito entenda-se, 30ml de leite), por isso é que nos primeiros dias nós produzimos COLOSTRO. Em jeito de curiosidade no primeiro dia ele só precisa de 5-7ml de colostro que é o tamanho do estômago dele!

3. COLOSTRO, tem aspecto amarelado cremoso e é um alimento altamente concentrado. É rico em proteínas, vitaminas, minerais e possui ainda grande concentração de imunoglobulinas (defesas). Umas gotas de colostro podem ser mais nutritivas que 30 ml de leite, que nos primeiros dias podem deixar o vosso bebé nauseado com dificuldade em fazer a digestão.

4. O nosso organismo é perfeito por volta do 3º/4º dia temos a descida do leite e nessa altura o estômago do nosso bebé aumenta a sua capacidade, ou seja, nós passamos a produzir a quantidade de leite que ele passa a ser capaz de digerir. Eu tive a minha descida do leite no dia de natal o que foi bastante interessante, ou não! Nesta altura podemos ter febre se precisarem (eu aconselho) façam o ibuprofeno ajuda bastante a tolerar a alteração física e hormonal que surge.
5. Quando temos a descida do leite é importante esvaziar a mama para nos sentirmos bem... Atenção, o bebé é que deve ter essa função!! Mas por vezes a nossa mama fica tão dura que ele estranha e tem dificuldade em "agarrar/abocanhar", nessa altura devemos massajar a mama em movimentos circulares e se for necessário devemos ir ao chuveiro com água quente e em movimentos circulares devemos massaja-la e devemos fazer alguma expressão para o leite sair. Caso isso não resulte ou alivie pouco e em último recurso utilizamos a bomba extratora de leite... LEMBREM-SE, se utilizarem a bomba NUNCA devem esvaziar a mama por completo, retirem só até se sentirem confortáveis! 

6. Existem PICOS de CRESCIMENTO que aumentam a necessidade de mamar... e é nessa altura que voltam as vozes sábias a dizer que o nosso leite é fraco!! Não desistam... o bebé esta num pico de crescimento e as necessidades dele aumentaram, o que devem fazer é dar-lhe mama, assim o organismo recebe a informação que precisa de produzir mais leite e o bebé fica saciado!! Estas alterações duram 2 a 3 dias, no entanto se introduzirem leite adaptado por medo ou por sugestão de alguém (que não o pediatra) o que estão a fazer é quebrar o ciclo informativo, pois o vosso organismo nunca vai perceber que precisa de produzir mais leite.

6. Momentos chave dos PICOS DE CRESCIMENTO:
  • 7º e 14º dia
  • 4º e 6º semana
  • 3º e 4º mês
Nestas alturas a composição do leite também tende a mudar e adaptar-se às necessidades do bebé.

7. Devem amamentar em ambientes calmos e sem stress, porque a adrenalina é antagonista da oxitocina, hormona responsável pela libertação do leite. 
8. Não existem horarios pré-estabelecidos para amamentar, o critério é livre demanda, ou seja, sempre que o bebé pedir, obvio que se ele não pedir passado 4/5h temos que insistir... Existem bebés sonolentos que precisam de ser acordados. O LittleS. sempre foi um relógio 3/3h acordava para mamar, hoje em dia já aguenta mais tempo principalmente à noite, o que não é nada mau :) Existem alturas que ele solicita leite antes e eu tenho perfeita noção que é sede, vocês com o tempo também vão conhecer o vosso bebé!

9. A realização de uma boa técnica é importante para que o seu bebé seja correctamente alimentado, uma má pega pode provocar dor/fissura nos mamilos, ingurgitamento mamário, uma suposta má produção de leite e um desenvolvimento inadequado.
10. Desfrute o momento único com o seu bebé... é delicioso saber que ele continua a crescer graças si :)
Existe muito mais para dizer acerca deste tema, no entanto, espero ter contribuído um bocadinho para o vosso conhecimento!!! Qualquer duvida podem sempre perguntar :) ou então podem frequentar o curso de preparação para o nascimento lá não fica nada por falar, certo colega/amiga de APN?!!  
**MiMi**

Sem comentários:

Enviar um comentário