quinta-feira, 2 de abril de 2015

bebés ÚniCos e InComparáVeis no DeSenVolviMento...

Para que fique claro para mim e para todas as mamãs.... NÃO se deve Fazer COMPARAÇÕES entre bebés!! 


Cada criança tem o seu ritmo... sendo que existem algumas diferenças logo à partida entre géneros, pois as meninas são mais "Linguisticas" e os meninos mais "motoros". A evolução das crianças em alguns casos é gradual e uniforme nas áreas de desenvolvimento e noutras casos a evolução acontece em diferentes áreas separadamente.

Outro ponto importante a reter é que na maioria das vezes a evolução dos nossos pequenotes acontece em quatro momentos destintos: 
_1_ Absorção da informação;
_2_ Processamento da mesma;
_3_ Analise;
_4_ Evolução (quando decide o que alterar no seu estado anterior).
Portanto temos que estar atentos ao momento em que se encontra a nossa criança dando-lhes espaço para Absorverem, Processarem, Analisarem e só depois Evoluirem e seguirem para a próxima etapa.

É por isso que existem momentos em que parece que os nossos pequenos  descobriram algo do dia para a noite e existem outros momentos que parece que não evoluem há muito....

O LittleS. Descobriu as mãos há semanas e para já não quer outra coisa... Bem que o "obrigo" agarrar e agitar a roca... mas está NEM Aí! Ainda deve estar analisar :) ou então a decidir o que fazer com aquilo que já segura na mão!!
A única coisa nova é a sua obsessão pelos pés no banho... Fica tipo Apaixonado a olhar para eles... (O que não é nada mau porque segundo a literatura isso acontece durante o 4º mês!)


Dentro do desenvolvimento físico e motor há algum tempo que deitado de barriga para baixo eleva-se e vira a cabeça seguindo os sons, assim como já quer explorar o mundo quando colocado na posição vertical pois já tem alguma força muscular no pescoço (apesar de lhe termos descoberto uma posição viciosa mas já estamos a tratar do assunto)... agora fica muito atento ao que acontece e absorve tudo ! 



No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo e social é um fofo... Os nossos diálogos "GuguDahDa" são uma constante e o sorriso social uma delicia, para não falar do brilhozinho nos olhos quando me vê!! 

N.O.T.A : Sabiam que quando dialogamos com as nossas crianças estamos a promover a capacidade de concentração favorecendo assim o rendimento intelectual?? Verdade!!
Como devemos dialogar? Sempre que nos aproximarmos do bebé devemo-nos identificar " A mamã está aqui!" assim como devemos  identificar os objectos que lhe mostramos! Outra ponto importante do diálogo é a repetição, sempre que ele emitir um som, devemos reproduzi-lo e começa o diálogo... Nunca repararam que os bebés são uns macaquinhos de imitação, nunca deram conta? Eles tendem a repetir o que dizemos assim como as caretas que lhes fazemos! Experimentem deitar a língua de fora de forma exagerada e vejam como eles também tentam fazer :)

**MiMi**


Sem comentários:

Enviar um comentário