quinta-feira, 7 de maio de 2015

Um Monstro Chamado * CÓLICAS *

Felizmente o LittleS não teve Cólicas, mas este tema assusta a grande parte dos papás e portanto vamos lá fazer um post, (outro tema que tem "pano para mangas", tal e qual a AMAmentação)!  

até de beicinho é fofinho... Sou suspeita :)
A verdade é que para mim as Cólicas tem as costas largas e ficam com grande parte da culpa de choros incompreendidos, se não vejamos, as "criaturazinhas" quando nascem não sabem falar, certo? Então como querem que elas expressem as suas necessidades... Isso mesmo, só existe uma forma e essa é o CHORO (podem rever os post acerca do CHORO).

Eu como qualquer outra mãe tinha medo que o LittleS viesse a ter cólicas então li muito sobre o assunto para tentar compreender o que poderia fazer para minimizar o problema (ler antes do problema estar instalado ajuda-nos a ter mais discernimento no momento!!!)... Entre Dr. Karp, Dr. Mário Cordeiro, manual de massagem infantil IAIM e Crossing Fingers, lá nos safamos sem cólicas :) 

Vou deixar alguns pontos importantes que normalmente abordo nas Aulas de Preparação para o Nascimento, por onde me orientei e que eu acho importante que os pais saibam.

_Todos os Bebés Choram *O fantástico Reflexo do Choro * sem ele não sobreviveríamos

_As cólicas só surgem por volta dos 15 dias (até lá, existe grande  probabilidade que o seu bebé esteja a chorar por fome e mesmo nessa altura não se esqueçam do pico de crescimento pois o vosso bebé vai pedir mais vezes a mama, ou seja, vai CHORAR e não são CÓLICAS ele só tem FOME)!

_Na grande maioria das vezes as cólicas surgem por imaturidade intestinal ou cerebral e não tanto pelas outras razões (ar engolido, intolerância à lactose, alimentos ingeridos pela mãe (por favor quem amamenta não tem que restringir nada na sua dieta, comam de tudo!!!).

_As Cólicas podem ser "diagnosticadas" através da regra dos 3 
   *3h por dia, 
   *3dias por semana, 
   *3semanas seguidas. 
No entanto existem médicos que afirmam que, caso o bebé chore desconsoladamente e sem motivo aparente com bastante frequência terá Cólicas. Eu descordo, acho que o mais provável nestes casos é o bebé sentir-se "perdido e com medo" pela imaturidade e com a "cura do abraço" é bem provável que eles acalmem, podem reler o post Descodificador de bebés.

_Quando os bebés têm cólicas estas podem surgir durante a refeição ou imediatamente depois.

_Bebés com cólicas contorcem-se, gemem e só ficam aliviados depois de libertarem os gases ou mesmo depois de fazerem cócó

_O embalo apertado no colo juntamente com uma ligeira pressão abdominal ajuda acalmar os bebés.

_Os bebés com Cólicas "nascem" com cólicas não se sintam culpados.

_O terceiro filho de um casal tem a mesma probabilidade de ter cólicas como um primeiro filho.

_As cólicas são mais frequentes à noite (entre as 18h e as 6h da manhã).

_Existem muitas culturas em que os bebés nunca têm cólicas :) ( Como explicam isto??).

_Realizar massagem abdominal ou fazer o protocolo das cólicas ajuda a evitar o aparecimento destas (&).
*MiMi*

(&) Próximo post será como Intervir no Monstro das Cólicas :) agora vou dormir :)

Sem comentários:

Enviar um comentário