quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Cuidados ao Recém-nascido _Banho_

Banho_ 
banho do recém-nascido deve ser um momento calmo e tranquilo sem pressas.... Dever ser tão relaxante para ele como para nós que observamos!!! 


Mais do que um momento de higiene do bebé é um momento de relaxamento familiar. Durante o banho todos relaxamos e reforçamos vínculos. #PapáBebé #MamãBebé #BebéPapás #MamãPapá/#PapáMamã
Ao momento do banho também podemos chamar, marca passo. Lembram-se do post em que falei da rotina e da sua importância?? Pois bem o momento do banho era uma das formas de implementar a rotina :) Caso queiram reler fica basta clicar Aqui!

O que precisamos de saber acerca do banho do recém-nascido... 

_Antes de passarem à ação devem planear em conjunto qual o melhor momento do dia para o fazerem, o que quero dizer com isto? Devem estar disponíveis a 100% para o bebé (nada de tarefas domésticas a preocupar).
_Tentem dar o banho todos os dias à mesma hora. Assim trabalhamos a rotina! O bebé vai ter um marca passo que o vai ajudar a entrar no nosso ritmo circadiano, diminuindo a ansiedade do desconhecido.
_Durante o banho é natural que o bebé chore e uma das principais razões é a ansiedade que ele sente por parte dos pais. Para além disso, os bebés quando nascem vem munidos de reflexos e um deles é o reflexos de Moro, que simula a reacção a um susto. Muitas vezes este reflexo é desencadeado pelos movimentos bruscos que os pais fazem ao tirarem a roupa e ao pegarem no bebé. 
_A calma é a nossa maior aliada, se o bebé tiver a chorar não devem fazer as coisas com pressa porque assim estamos a deixa-los ainda mais inseguros. Devemos manter a calma e transmitir-lhes segurança.

_Em seguida reunam o material todo necessário para o banho:
    • Roupinha que o bebé irá vestir
    • Gel Banho e creme hidratante
    • Fralda descartável
    • Toalhitas
    • Toalha de banho
    • Compressas
    • Alcool 70%
_Quem vai dar banho deve:.
    • Lavar bem as mãos antes de começar.
    • Ter as unhas bem curtas, pois a pele do bebé é muito fina
    • Retirar os anéis, pulseiras e relógios.

_O banho no primeiro mês deve ser dividido em duas partes, cara e cabeça e depois corpo. O bebé perde muita calor pela cabeça e assim diminuímos essa perda e desconforto.
_Antes de tirar a roupinha do bebé deve-se verificar se temos todo o material que vamos precisar.
_Em seguida devemos colocar a água na banheira. 
_A temperatura da água deve estar entre 36ºC/37ºC. Colocamos sempre a água fria primeiro e só depois a quente. Devemos confirmar a temperatura da água com a parte interna do nosso punho mesmo quando usamos o termómetro.
_Agora sim, podem começar por despir o bebé, deixando apenas a fralda e envolvendo-o numa toalha prendendo delicadamente os seus braços.
_Inclinamos a cabeça do bebé sobre a banheira, lavamos a cabeça e o rosto sem o colocar dentro da água. Não deve usar nenhum sabão no rosto.
a contenção acalma bastante os bebés
_ Finalize esta etapa secando a cabeça e o rosto.

_ De seguida, retire a fralda do bebé e antes de o colocar na banheira, limpe bem o seu rabinho para não sujar a água do banho.
_ Agora para lavar o corpo deve segurar o bebé com firmeza e segurança só assim ele vai ficar tranquilo. Para tal sugiro que:
     Passe o seu braço esquerdo pelas costas do bebé e segure no braço esquerdo dele, de modo que a cabeça fique apoiada no seu antebraço. Assim fica com o braço e a mão direita totalmente livres para ensaboar e enxaguar o bebé.
EU utilizava a toalha para o deixar mais confortável, quem não gosta de se sentir quentinho??
    • Para lavar as costas basta agarrar o braço esquerdo do bebé com a mão direita e "tomba-lo" ligeiramente para a frente para que o pescoço e peito fiquem apoiados no antebraço direito.

_Ao tirar o bebé da banheira, envolva-o rapidamente na toalha. Seque-o, apenas apertando a toalha contra o corpo, sem esfregar a pele. A toalha deve ser muito macia, para não magoar a pele do RN.
_Certifique-se que todas as partes estão secas, principalmente as dobras das pernas, braços e pescoço.
Quando tiver certeza que ele está bem seco, vista-o rapidamente.
_Quando dominarem a técnica antes de o tirarem da banheira deixem-no aproveitar o momento, vão ver que vão ficar todos mais felizes...



Saudades do #littleS assim :) 
*MiMi*

Sem comentários:

Enviar um comentário