terça-feira, 27 de outubro de 2015

O LittleS tem assas nos pés :)

Desde muito cedo que o pequeno quer estar de pé, nada de colinho deitado, nem muito tempo no berço, ele queria ver as coisas na posição vertical... Só durante a ginástica ou durante o tummytime é que consentia a posição horizontal mas mesmo assim por vezes não era fácil.. demorou algum tempo a rolar (totalmente) sobre si, mas assim que aprendeu foi um instante para se querer levantar, começou então a ter consciência corporal!! Nota importante: cada criança tem o seu timing para alcançar as diferentes etapas, não podemos fazer o mesmo nas mesmas alturas como diz o pediatra Dr. Mário Cordeiro as margens da "normalidade" são felizmente muito amplas.

Quando percebi que o #LittleS estava mesmo a tentar andar tive que me render e comprar uns sapatos, andei a protelar primeiro, porque não queria assumir que o meu LittleS estava efectivamente a crescer e a tornar-se autônomo, depois porque faz-me imensa confusão ver crianças de colo com sapatos que não fazem falta nenhuma apenas causam desconforto ou enfeitam (ora pensem lá, qual é a primeira coisa que fazem assim que chegam a casa?? Isso mesmo, tiram os sapatos! Porque raio havemos nós de "chatear" as crianças com os sapatos antes do tempo?).

Existem estudos que dizem que as crianças deveriam andar regularmente descalças pois os pés são uma ferramenta cognitiva importante, em certas situações bem mais eficazes que as mãos, estimulando assim a motricidade com os pés descalços.
Desta forma os primeiros passos devem ser dados sem sapatos, o pé descalço em contacto com o chão aumenta a sensibilidade do bebé e ajuda-o no processo de desenvolvimento motor, fortalecendo os músculos e aumentando o equilíbrio.

Nesta altura por aqui andamos descalços em casa e calçados na rua!  Ficam as algumas dicas:

 - o melhor calçado para os bebés é… andarem descalços! 
 - O pé descalço em contacto com o chão aumenta a sensibilidade do bebé e ajuda-o no processo de desenvolvimento motor, fortalecendo os músculos e aumentando o equilíbrio.
- as solas dos primeiros sapatos do bebé devem ser macias, chamados sapatos pré-andantes. Certifique-se de que pode dobrá-los e torcê-los em todas as direcções e até mesmo sentir os dedos do bebé através do sapato. No entanto, a sola deve ser suficientemente grossa para poder amortizar os desníveis do chão.
- os sapatos devem ser confortáveis e devem ter a sola antiderrapante para evitar quedas.
- o sapato deve ser ligeiramente mais alto na parte de trás e deve ser reforçado na zona do calcanhar, para garantir que o bebé tem maior estabilidade no andar.
- a biqueira do sapato deve ser alta, não impedindo o movimento dos dedos e com um reforço que proteja os dedos de pancadas ocasionais.
- o sapato deve ser flexível e leve de modo a não cansar os músculos frágeis do bebé.
- A sola interior do sapato só deve ter um formato ergonómico a partir dos 3/4 anos, altura em que se forma naturalmente o arco do pé.
- os sapatos devem ser respiráveis: de couro, tecido ou lona garantem que o ar circula. Além disso, estes materiais são mais flexíveis e permitem um melhor apoio aos pés. Evite materiais sintéticos que não deixam o pé respirar, por mais que seja difícil resistir ao modelo!
- Faça o teste do polegar. Deve existir um espaço igual à largura do polegar da criança entre a extremidade do sapato e o final do dedo do pé mais longo. 
- o calçado deve possuir velcros ou cordões, pois só desta forma se consegue ajustar a pressão, evitando que fique demasiado justo ao pé. 
Sapatinhos Moleke disponíveis na Menina Manel
O LittleS tem assas nos pés ....



2 comentários: