terça-feira, 4 de novembro de 2014

Altura de pensar na Mala para a Maternidade ... #mimipregnant #mimimidwife

Agora que chegamos às 31s está na altura de pensarmos em fazer a mala para a maternidade. Não devemos deixar para muito tarde porque o tempo voa... podemos ir organizado e assim também ficamos com a ideia do que já temos e do que ainda precisamos de comprar. Podemos ainda (caso já esteja decidido o local do parto) perguntar se existe alguma lista e segui-la!!
#31s #cadavezmaisgrávida
Neste post vou falar mais como #mimimidwife porque ainda "estamos" a pensar e a organizar mentalmente a mala, mas mais tarde mostro as minhas escolhas...

O que levar para a maternidade?

Existem coisas essências que devemos levar para a maternidade, o Boletim de Saúde da Grávida (BSG) é fundamental (mas este já anda Sempre connosco, certo? Este pequeno livro verde contém toda a informação importante sobre a gestação!). Na maioria das vezes nos hospitais públicos quem está presente no parto não é o  nosso médico assistente portanto é importantíssimo termos um documento com a "história" da nossa gravidez.

Por vezes podemos ter que levar análises ou ecografias, isto se estas ainda não tiverem sido registadas no BSG. Outro documento importante, é o cartão de cidadão.

Até agora tudo simples...vamos então começar a complicar... 
Quando fizerem a mala devem pensar não só na pequena criaturazinha mas em vocês também (e eventualmente no pai!). :) 

Devem ainda ter noção que o internamento tem dois momentos distintos...  o parto em si, onde estão na Sala de Partos e o puerpério, onde irão ficar com o vosso pequenote, ou seja, na Enfermaria/Quarto!!

Quando estiverem a fazer a mala é importante ir mostrando ao pai onde estão as coisas, porque no momento do parto ele vai estar mais disponível (sem dores, sem as "cintas"/cardiotocografo, sem epidural e menos cansado, com toda a certeza!, sendo portanto fundamental saberem onde estão as coisas na mala caso seja necessário irem buscar alguma coisa... 
É também importante partilhar com o pai este momento tão marcante da gravidez pois, faz com que eles comecem a perceber (tal como vocês já sentem) que o grande momento está próximo e que falta "um bocadinho assim" para terem a vossa pequena criaturazinha nos braços. 

Sala de Partos

Devem ter uma trouxinha para a Sala de Partos e não uma mala...

Nessa trouxinha é necessário para o bebé:

- Roupa exterior
- Roupa interior
- 1 Fralda descartável
- 1 fralda de pano
- 1 par de meias
- 1 gorro
- 1 manta

e ainda para a mamã

- 1 camisa de dormir
- 1 cuecas descartáveis ou de algodão
- 1 batom de cieiro (importante no parto normal...)

Puerpério (quarto/enfermaria)

Bebé - caso seja parto normal, (em principio) o internamento será só de 2 dias, no caso de cesariana o internamento é de 3 dias... e entre cócós e bolsar gasta-se pelo menos 2 mudas de roupa por dia, portanto vamos precisar de:

- 3 conjuntos de roupa exterior
- 1 casaco de malha
- 4 a 6 conjuntos de roupa interior
- 4 a 5 fraldas de pano
- 1 pacote de fraldas descartáveis
- 1 pacote de toalhitas
- 2 ou 3 gorros
- 1 ou 2 mantas
- 2 toalhas de banho (*caso seja num hospital publico)
- Produtos de higiene, uma tesoura ou corta-unhas, uma escova e a chupeta (mais vale prevenir :) *).

Mamã - na minha opinião e experiência a mamã só precisa da camisa de dormir para o momento do parto, depois (e se habitualmente utilizam pijama) deve optar por pijama para a enfermaria, ficam mais confortáveis, acreditem em mim! Lembrem-se que os hospitais são muito quentes em particular os serviços de obstetrícia, portanto optem por levar roupas frescas... Por favor!!

- 3 pijamas (ou camisas se preferirem). Não se esqueçam que as camisas/blusas devem ter uma abertura à frente para facilitar a amamentação.
- 1 Robe (podem precisar de sair do serviço ou até para se sentirem mais confortáveis na hora das visitas).
- 2 a 3 soutiens de amamentação com bom suporte
- 3 cuecas de algodão ou descartáveis. Caso optem pelas últimas , comprem o número acima porque depois do parto ficamos muito edemasiadas (inchadas) e o elástico destas por vezes não cede nada.
- 1 pacote de pensos higiénicos (caso o hospital não ofereça)
- 2 a 3 toalhas de banho (*caso seja num hospital publico)
- Produtos de higiene corporal * (não se esqueçam de levar o estojo de maquiagem e o perfume, para ficarem mais confiantes)
- Chinelos de quarto e de banho

Sugestões pertinentes de mamãs MiMimáticas:

- Cinta/faixa pós-parto (devem falar com o vosso médico para saber o que preferem e se aconselham).
- Discos e conchas de amamentação e se quiserem creme reparador e protetor de mamilos (purelan, Cicamel...)

Pai - Mesmo que o pai não fique no intermamento convosco e só esteja presente no momento do parto é importante ter uma mochila/saco para ele. O trabalho de parto pode demorar muito tempo e portanto eles também tem que se preparar. 
Na mochila devem ter:

- Água, bolachas, snacks ou chocolates... sei que podem sair da SP e regressar, mas diz-me a experiência que assim que dizemos ao pai para ir tomar café ou comer qualquer coisa a primeira resposta é: "Não é preciso, estou bem!!". Lembrem-se as mamãs tem que estar em jejum mas eles não!!  E mais, as mamãs estão com soro em curso o que faz com que os níveis de açúcar no sangue estejam sempre normais. OK?!
- A máquina fotográfica para registar o grande momento e ainda o carregador do telemóvel, porque a maioria das vezes o telemóvel funciona como máquina e é importante ter bateria.
- Caso fique com a mãe no internamento/quarto * faça um saco com pijama, produtos de higiene, chinelos de quarto e de banho assim como uma muda de roupa!

Outras sugestões:

Para que nada falte e para que o seu pequeno use a roupa que sempre imaginou faça trouxinhas completas de roupa para o bebé... Assim quando pedir ao pai para lhe dar a roupa ele não se engana (e as hormonas não vão discutir). Podem ainda aproveitar os saquinhos para colocar a roupa suja do bebé, não só facilitamos o trabalho ao pai (e ele não mistura a roupa do bebé com a vossa. Como também poupamos as nossas hormonas :)). Falando na vossa roupa... Levem sacos para colocar a roupa suja, assim não se mistura com a limpa e na hora de irem embora não vão carregadas porque o pai/familiares já levaram grande parte dela. :)

Depois da mala estar pronta digam ao pai onde está, podem entrar em trabalho de parto e não terem tempo de ir a casa busca-la!! Sempre que forem à maternidade porque pensam estar em trabalho de parto  (o que acontece habitualmente de noite, fala a experiência) levem a mala e deixem-na no carro!! Mais vale prevenir, se for preciso o pai depois vai busca-la!

Espero que este post seja útil... Caso precisem de mais informação é só dizerem... Kisses Kisses MiMi*


****

Sem comentários:

Enviar um comentário