quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Grávida com pernas edemaciadas e cara de bolacha... Isso é normal, mas...


Até há bem pouco tempo o meu comentário à afirmação "Pernas edemaciadas (inchadas) e cara de bolacha na grávida" era: Isso é Normal!! #MiMimidwife seguindo uma explicação mais especifica.
Na gravidez o corpo produz cerca 50% mais de sangue e fluidos corporais e portanto é natural haver um edema (inchaço) nas mãos, face, tornozelos e pés. A acumulação de fluidos nas extremidades inferiores é mais  evidente no 3º trimestre devido ao aumento do útero, que vai provocar uma maior pressão sobre os vasos sanguíneos na pelve e pernas, diminuído a circulação de retorno. E é claro que as hormonas também fazem das suas, pois provocam um maior relaxamento, preparando assim o corpo para o parto. Depois desta explicação sugeria algumas estratégias para diminuir esse mal-estar:
  • Elevar os pés sempre que possível.
  • Usar sapatos confortáveis (por vezes é necessário comprar um número acima do habitual).
  • No caso de longas viagens deve fazer várias paragens para alongar as pernas e facilitar a circulação.
  • Realizar exercício, p.ex. caminhadas (caso não esteja contra-indicado, como é o meu caso).
  • Beber muita água para manter o corpo hidratado e ajudar o corpo a reter menos fluidos.
  • Evitar comidas salgadas e optar por uma dieta equilibrada, evitando assim a retenção de líquidos.
Hoje em dia a minha resposta graças à experiência "magnífica" que estou a viver é: Esta situação é Normal, mas podemos ou melhor , Devemos tratar! Diminuir os "inconvenientes" da gravidez é fundamental para podermos viver o "estado de graça" na sua plenitude! #MiMipregnant portanto para além dos conselhos anteriores, hoje em dia sugiro que façam, drenagem linfática por pressoterapia (sim as grávidas podem fazer) e ainda um tratamento  inovador da "human tecar".
Descobri este tratamento graças à Terapeuta Mónica na clínica de fisioterapia - fisiorégio e estou rendida. Este tratamento inovador é utilizado pelos atletas de alta competição e pode ter vários objectivos, no meu caso o objectivo é apenas de drenagem. 
Passo a explicar o tratamento:
(nota: a descrição do tratamento é a transcrição da explicação dada pela Terapeuta Mónica.)

Passo_1: BodyReset, consiste no envolvimento das pernas com produtos funcionais da humantecar, permitindo uma melhor permeabilização da pele para os produtos seguintes.

Passo_2: Envolvimento das pernas com produtos funcionais humantecar com odor fantástico a menta e com uma sensação deliciosa de frio :)
este envolvimento dura cerca de 20 minutos.

Passo_3: Colocação de um produto tónico à base de canela para revitalizar o corpo (e mente), com direito a massagem, claro!!

(Passo_4: Heaven :) aqui já sou eu a falar)!

pressoterapia mecânica depois da manual *
Passo 2 do tratamento com produtos Human Tecar
Gama de produtos Human Tecar
**MiMi**

Sem comentários:

Enviar um comentário