sábado, 5 de abril de 2014

Quando o bebé tem CóliCAs! Inspira Respira e Não Pira, mamã!!!

Calma! Calma, é  a palavra de ordem quando a sua "criaturazinha" está com cólicas... É fácil falar, eu sei!!! Mas a verdade é que apesar de o choro ser gritante, intenso e continuo (até 3h consecutivas), as cólicas não são graves! E SIM, ... passam com o tempo e paciência! Por isso, num daqueles momentos de crise, em que a sua criança tem o "tempo de antena", é importante ter um adulto calmo por perto para lhe transmitir segurança!


#contraascólicas
Então é assim, Prevenir as crises é o melhor remédio.... o ideal é tentar recursos naturais para aliviar as dores (massagens à barriga, aplicação de panos quentes, banho morno.....), assim como estabelecer e manter uma rotina, (rotina do banho, massagem e sono)!
Sabiam que os bebés que sofrem de cólicas tendem a dormir menos tempo?
Dormem cerca de menos duas horas e meia, o que faz com que o cansaço dos papás e do bebé aumente, assim como o stress de todos, dimuindo por sua vez o discernimento nas estratégias de acção #contraascólicas!! Sabiam que é durante o sono que o seu bebé recupera dos momentos do dia? Durante o sono o bebé cresce e desenvolve-se, porque é nesta altura que a hipófise (glândula na base do cérebro) segrega a hormona do crescimento, daí ser tão importante o repouso de todos!!*

Truques para Acalmar o Bebé:
(Antes de tudo, respire fundo, transmita calma e segurança ao bebé... caso esteja nervosa/o não tenha receio e peça a outra pessoa para o acalmar, vão sair todos a ganhar!)

- Aconchegue o bebé nos seus braços. A fórmula é clássica e continua a ser eficaz, independentemente
da causa do choro.  
- Embale-o. Os bebés gostam de movimentos repetitivos e ritmados e o colo proporciona conforto e segurança.
- Ponha música calma ou relaxante ou cante uma canção. O bebé adora ouvir a sua voz.
- Enrole-o numa manta. Muitos bebés adoram a sensação de estarem envolvidos como no útero da mãe. (conhecem a técnica do Dr. Harvey Karp?? Falarei num próximo post)
- Massaje-o. O toque, além de terapêutico, acalma. Experimente suaves movimentos suaves circulares na barriga e palmadinhas suaves nas costas e no rabinho. Também pode colocar o bebé no seu colo, de barriga para baixo, sobre uma toalha enrolada, a pressão pode ajudar a aliviar as cólicas.
- Faça o bebé pedalar. Deite-o de costas no chão e movimente as suas pernas muito suavemente como se ele estivesse a pedalar. Os movimentos podem trazer conforto.
- Uma chupeta ou brinquedo de dentição podem fazer maravilhas para distrair o bebé.
- Mudar de cenário pode ser o suficiente. Um passeio na rua ou um banho podem acabar com a agitação do bebé em três tempos.

Espero que sejam uteis estas dicas.... E nunca se esqueçam... Vocês são capazes e são o melhor para os vossos bebés!!!

**MiMi helpping Moms**


Sem comentários:

Enviar um comentário